Chris Cornell do Soundgarden em 2012
Foto de Chris Cornell via Shutterstock

Há pouco tempo, completou-se 2 anos da perda de uma das voz mais marcantes da história recente da música mundial.

Chris Cornell, vocalista de bandas como Soundgarden, Temple of the Dog, Audioslave e também com uma prolífera carreira solo, nos deixou em 18 de maio de 2017.

Podcast TMDQA! #47 – Especial Chris Cornell: vida e carreira

Essa data foi usada como mote do último Podcast TMDQA! que falou justamente sobre a vida e obra desse grande artista.

Esse episódio você pode conferir clicando no player logo abaixo, ou procurar por nós no Spotify, Apple Podcasts ou seu agregador preferido. Siga-nos também no Instagram e Facebook.

Para mostrarmos um pouco do que é a dimensão de Chris Cornell, pelo menos como intérprete, separamos aqui 5 apresentações ao vivo do artista mostrando todo seu potencial, por vezes em canções extremamente emocionantes, por outras em músicas de muita fúria e energia.

Soundgarden – Lollapalooza Seattle 1992

A primeira e principal banda da carreira de Chris Cornell, Soundgarden, foi um dos nomes mais importantes da história do grunge, sendo inclusive um dos pioneiros do estilo disseminado em Seattle.

Na apresentação abaixo, vemos a banda se apresentando energicamente na edição de 1992 do, hoje consagrado, Lollapalooza:

Reunião do Temple of the Dog em 2016

Criada em 1990 para homenagear o falecido Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone e amigo pessoal de Cornell, a Temple of the Dog teve apenas um álbum de estúdio, e depois dela Cornell volta as atividades com o Soundgarden, e os seus membros remanescentes formam nada menos que o Pearl Jam!

Como forma de homenagear tanto a memória de Andrew e também a história desse álbum, os membros se reunião em 2016 para uma série de show, e essa é uma das belas apresentações presentes nessa reunião:

Reunião do Audioslave em protesto contra a eleição de Donald Trump

Outro projeto audacioso de Cornell foi o Audioslave, banda formado por ele junto aos remanescentes da recém findada Rage Against The Machine.

O resultado dessa união foi uma das bandas de maior sucesso no rock dos anos 2000, sendo referência definitiva para a sonoridade dessa época.

Em 2017, o Audioslave voltou a se reunir no Anti-Inaugural Ball, evento que serviu como protesto à eleição de Donald Trump.

Chris Cornell – Nothing Compares 2 U (Prince)

A beleza da voz de Chris Cornell também pode ser observada em sua carreira solo, que entre diversas (e ótimas) canções próprias, também contava em suas apresentações com essa maravilhosa versão de “Nothing Compares 2 U”, do também saudoso Prince:

Soundgarden – Live From Artists Den

Em hiato desde 1996, o Soundgarden retomou as atividades em 2012, com o lançamento de mais um álbum de inéditas chamado King Animal.

Desse lançamento, também surgiu uma nova série de shows, que em um deles foi realizada a gravação de Live From Artists Den, o novo DVD e álbum ao vivo da banda, liberado para compra e audição nas plataformas de streaming só agora em 2019.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!