U2
Foto: Divulgação

Não é todo artista que é capaz de lotar estádios ao redor do mundo. O U2, queira ou não, é uma desses poderosos grupos capazes de convocar multidões.

Grande nome do rock alternativo, a banda liderada por Bono já havia mostrado seu enorme potencial desde as décadas de 80 e 90. Isso porque as turnês The Joshua Tree, PopMart e Zoo TV arrastaram cerca de 12 milhões de pessoas para as apresentações.

Mas foi durante os anos 2000 que a banda ultrapassou todos os limites. E não estamos falando da época do disco How To Dismantle an Atomic Bomb, que deu origem à bem-sucedida turnê Vertigo. Já para o final da década, em 2009, o U2 lançou No Line on the Horizon e, para divulgar o novo disco, deu início à turnê U2 360º.

Estamos falando aqui de uma poderosa turnê que se vendeu através de uma estética diferenciada. Em um palco circular, a banda se posicionava, literalmente, em meio ao público. A ideia deu certo e, mesmo não sendo o disco mais bem avaliado da banda por parte da crítica, se tonou a turnê mais lucrativa da história.

 

30 países, 75 cidades e muito (mas muito) dinheiro

Até o início da leva de shows, o recorde de turnê mais lucrativa pertencia ao The Rolling Stones. Eles se mantiveram no topo por mais de 10 anos por conta da turnê Voodoo Lounge, que percorreu países entre 1994 e 1995. Já na década de 2000, a banda de Mick Jagger conseguiu se superar graças à turnê A Bigger Bang, que aconteceu entre 2005 e 2007 (e que incluiu um lendário show na Praia de Copacabana, no RJ).

Tudo ia muito bem até que o U2 chegou com a estrutura avassaladora de sua inovadora nova turnê. O palco, que ficou conhecido como “The Claw” (A Garra), tinha cerca de 51 metros de altura. Discreto, não?

“A Garra” passou, entre 2009 e 2011, por 75 cidades em 30 países. Com começo em Barcelona (na Espanha) e com encerramento em Moncton (Canadá), a turnê percorreu todos os continentes, menos a Ásia.

Turnê "U2 360º"
Países visitados pela turnê “U2 360º”. Quanto mais escura a cor, mais shows aconteceram. Fonte: Billboard

Aqui, foram feitos três shows em São Paulo, no Estádio do Morumbi. Ainda na América Latina, a banda também visitou o Chile e a Argentina. O Brasil, no entanto, foi o país latino-americano que deu a maior receita para a banda, com quase 33 milhões de dólares.

No total, a turnê fez 736.421.584 dólares mundialmente. Isso fez com que o U2 passasse (e com folga) os 558.255.524 dólares conquistados pelos Rolling Stones na época do A Bigger Bang.

 

Os melhores até… Ed Sheeran

A banda irlandesa se manteve no topo durante um bom tempo. Na verdade, até este ano! Isso porque, diante de sua turnê Divide, o cantor britânico Ed Sheeran superou o U2 em vendas de ingressos.

A turnê, que começou ainda no primeiro semestre de 2017, se estendeu até este ano (acabou no último dia 26, na Inglaterra). Mas a passagem não foi tão expressiva assim quanto se pode pensar. A passagem específica se deu neste mês de Agosto, já no final da leva de shows, com uma apresentação na Alemanha. No final das contas, a diferença entre as receitas de Ed e do U2 com suas respectivas turnês não chega “sequer” a um milhão de dólares.

Vale destacar que Sheeran fez com sua turnê um total de 255 shows, 145 a mais do que o U2. A estrutura cara escolhida pela banda irlandesa para cruzar o mundo pode ter refletido em um número menor de shows. Ed, na atual turnê, também conta com grande estrutura, mas nada comparado à exuberância d’A Garra. Pensando em termos mercadológicos, isso afetou também o preço dos ingressos.

Atualmente, o compositor britânico e a banda irlandesa estão com vantagem no topo. Enquanto isso, o The Rolling Stones (antigos “campeões”) se mantêm na quarta colocação. Ao longo desta década, o Guns N’ Roses também reuniu milhões após a volta do guitarrista Slash. A turnê, intitulada Not in This Lifetime… ultrapassou o grupo de Mick Jagger e ocupa hoje a terceira colocação.

Ainda dentro das 10 turnês mais lucrativas estão Coldplay, Roger Waters, AC/DC, Madonna e P!nk, todas lançadas a partir de 2000. Confira na coluna abaixo os valores de cada um. Vale lembrar também que estamos desconsiderando a inflação (caso estivesse sendo considerada, o U2 continuaria no topo).

As 10 Turnês Musicais Mais Lucrativas da História

O que achou da época do U2 360º? Será que a banda merecia ter perdido o posto para Ed Sheeran? Considerando as turnês que estão vindo por aí, será que alguma ganhará destaque e conseguirá entrar para a lista? São muitas coisas a se discutir, então deixe sua opinião nos comentários!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!