Rihanna em jogo da NBA
Foto: Reprodução/Twitter Miami Heat

Seja quando atletas usam os estímulos sonoros para se preparar para uma competição ou quando os músicos usam atletas como inspirações, música e esporte sempre caminharam juntos. Relações como a do rapper Drake com o seu time de basquete favorito, o Toronto Raptors, não são incomuns – e a MTV Brasil já provou que até os rockeiros curtem bater uma bola.

Dessa forma, não é nenhuma surpresa que existam inúmeras faixas por aí que fazem alguma referência a esportes ou esportistas. Muitas vezes usados como metáforas ou para efeito de comparação, ambos são constantemente fonte de inspiração para letras e acabam sendo mencionados em músicas que ecoam ao redor do mundo.

Na lista abaixo, separamos 10 das melhores canções – novas e antigas, de diversos gêneros – que trazem alguma referência explícita a um esporte ou a uma personalidade desta forma de entretenimento. Acompanhe!

10. Chance the Rapper – “Do You Remember”

The Big Day, o primeiro disco completo do ótimo Chance the Rapper deu o que falar e dividiu opiniões; por aqui, não fugimos da polêmica. De qualquer forma, na segunda faixa, “Do You Remember”, que contou com a participação do Death Cab for Cutie, o rapper canta a frase “My daughter on the swing like the 2017 Cubs” (“Minha filha no balanço como os Cubs de 2017”).

Na temporada 2016 da MLB, a liga americana de baseball, o Chicago Cubs terminou um jejum de 108 anos sem um título. Por isso, a metáfora de Chance se encaixa no tema de um verão agradável, em que sua filha brincava tranquila em um balanço, sem nenhuma pressão – assim como foi a temporada 2017 dos Cubs. Além disso “swing” é o movimento que um rebatedor faz no baseball para acertar a bolinha, então há uma espécie de trocadilho aqui também.

9. Manic Street Preachers – “Mr. Carbohydrate”

Como falamos no começo, não é só no rap que vamos encontrar referências. O Manic Street Preachers é uma notável banda de rock alternativo do País de Gales, famosa pelo sucesso “Motorcycle Emptiness”. Porém, é em “Mr. Carbohydrate”, uma gravação “rara” da banda (antes de ser incluída na versão de 10 anos do disco Everything Must Go) que aparece a referência a esportes. E é bem clara!

O segundo verso começa com a linha “Have you heard of Matthew Maynard?/He’s my favorite cricketer/I would rather watch him play than pick up my guitar” (“Você já ouviu falar do Matthew Maynard?/Ele é o meu jogador de críquete preferido/Eu preferiria vê-lo jogando do que pegar a minha guitarra pra tocar”).

O esportista citado, Matthew Maynard, é um jogador de críquete inglês famoso por seu estilo agressivo e arrojado; talvez por isso a comparação, já que a música trata sobre os membros se enxergarem como pessoas “chatas”, que preferiam passar o dia vendo TV do que aproveitar a vida de fama.

8. Sundowner – “Baseball’s Sad Lexicon”

Essa música nada mais é do que uma musicalização (ótima, inclusive) de um poema publicado no New York Evening Mail em 12 de Julho de 1910. Intitulado “That Double Play Again” (“Aquela Jogada Dupla De Novo”), o poema conta a perspectiva de um jornalista nova-iorquino da vitória do Chicago Cubs sobre o time local, o New York Giants, e de “double play”, jogada onde dois dos jogadores do seu time são eliminados.

These are the saddest of possible words/Tinker to Evers to Chance/Trio of bear cubs, and fleeter than birds/Tinker and Evers and Chance/Ruthlessly pricking our gonfalon bubble/Making a giant hit into a double/Words that are heavy with nothing but trouble/Tinker to Evers to Chance

A tradução do poema – e da canção, consequentemente – ficaria assim: “Essas são as palavras mais tristes possíveis/Tinker para Evers para Chance/Um trio de filhotes de urso [em inglês, são chamados de “Cubs”, o nome do time de Chicago], e mais ligeiros do que pássaros/Tinkers e Evers e Chance/Impiedosamente picando nossas chances de título/Transformando um acerto gigante em um duplo/Palavras cheias com nada além de problema/Tinker para Evers para Chance”.

A versão do Sundowner, que é o projeto solo de Chris McCaughan (The Lawrence ArmsThe Broadways), marcou a primeira vez que o poema foi transformado em música – 100 anos depois de sua publicação original.

7. Pearl Jam – “Not for You”

No meio de um momento bem revoltado de Eddie Vedder com a indústria da música, “Not for You” surgiu como uma forma de protesto do vocalista às práticas de empresas como a Ticketmaster. A referência ao esporte vem logo na segunda linha da canção: “Restless soul, enjoy your youth/Like Muhammad hits the truth/Can’t escape from the common rule/If you hate something, don’t you do it, too” (Alma inquieta, aproveite sua juventude/Como Muhammad acerta a verdade/Não pode escapar da regra comum/Se você odeia algo, não o faça, também”).

No verso, Vedder cita o boxeador Muhammad Ali, um dos maiores esportistas da história da humanidade para comparar o impacto da verdade que atingirá os hipócritas a quem a música se refere.

6. Vulfpeck – “1 for 1, DiMaggio”

Apesar de o título já citar claramente Joe DiMaggio, um dos maiores jogadores de baseball de todos os tempos e ex-marido de Marilyn Monroe, essa não é a única referência ao esporte na canção.

Nessa dançante faixa, o Vulfpeck explora o esporte como tema central da letra, inclusive com um verso que se resume às palavras “swing” e “batter” – “balançar” e “bater”, respectivamente, quando se trata do bastão utilizado no baseball. A banda ainda “brinca” com alguns nomes, como quando chama o astro do esporte Bartolo Colon de “Bartoli Cologne” – ou quando se refere ao New York Yankees como “New York Yonkles”.

Vale ressaltar que Joe DiMaggio já foi citado em várias outras canções, inclusive na clássica “Mrs. Robinson”, de Simon & Garfunkel.

5. Childish Gambino – “Freaks and Geeks”

Não poderia faltar uma referência a basquete vinda de algum rapper. Definitivamente o esporte mais popular dentro do gênero, as canções – modernas e antigas – estão recheadas de comparações e citações, sendo quase impossível citar todas.

Uma das mais legais, no entanto, é a que Donald Glover (ou Childish Gambino, nesse caso) faz na canção “Freaks and Geeks”. No verso “Put your team on the map, Blake Griffin on the court” (“Coloque sua equipe no mapa, Blake Griffin na quadra”), Donald parece relacionar a presença do astro Blake Griffin à maior visibilidade que o Los Angeles Clippers adquiriu nos últimos anos.

4. Dropkick Murphys – “Time to Go”

Dropkick Murphys é uma banda muito associada à cultura irlandesa, inclusive assumindo de várias formas essa relação. Na verdade, os caras são americanos – de Boston, mais especificamente (ainda que, por lá, são muitos os descendentes da Irlanda). Nesta cidade, o hockey no gelo é um dos esportes mais populares, e a canção “Time to Go” faz referência a isso.

A faixa já começa com o refrão “Go! Go! Black and gold!” (“Vai! Vai! Preto e dourado!”), em alusão às cores do Boston Bruins, claramente o time dos integrantes da banda. Mas talvez o momento mais legal seja o começo do primeiro verso: “Bust outta work, it’s a quarter past five/Time to round up the gang/And take the Red to the Orange line” (“Vazar do trabalho, já são 17:25/Hora de juntar a gangue/E pegar a linha Vermelha para a Laranja”).

Neste trecho, a banda descreve o trajeto que fazem até o TD Garden, estádio onde o time em questão sedia seus jogos (além de ser também a casa do Boston Celtics, time da NBA).

3. OutKast – “The Whole World”

Como falamos algumas vezes por aqui, o rap é mestre em fazer referências a esportes. No entanto, a maior parte dessas alusões acaba sendo ao basquete – o esporte mais popular entre os entusiastas do gênero. Por isso, vale a destacar a canção vencedora de Grammy “The Whole World”, do duo OutKast.

A faixa traz uma referência a Randy Moss, um dos mais icônicos (e polêmicos) jogadores da NFL, a principal liga de futebol americano dos EUA. Ele aparece no trecho “Glitter, glisten, gloss, floss/I catch a beat runnin’ like Randy Moss” (“Brilhe, reluza, lustre, use fio dental/Eu pego a batida correndo como Randy Moss”).

Inclusive, quem canta essa parte da música é Killer Mike – o notável rapper já havia colaborado antes com o OutKast, e é famoso não apenas por seu trabalho solo mas também por ser metade do Run the Jewels.

2. MC Guime – “País do Futebol”

É claro que quando falamos de músicas com referências a esportes não podemos esquecer das diversas canções brasileiras que falam de futebol, como a clássica “Partida de Futebol”, do Skank. No entanto, para diferenciar um pouco essa lista e fugir do clichê, selecionamos “País do Futebol”, parceria entre MC Guime Emicida.

O refrão é a parte de destaque: “No flow/Por onde a gente passa é show, fechou/E olha onde a gente chegou/Eu sou país do futebol, nêgo/Até gringo sambou/Tocou Neymar, é gol”. Lançada em 2013, no auge da popularidade de Neymar e logo antes da Copa do Mundo sediada por aqui, a canção certamente foi trilha sonora de muitas peladas por aí.

1. Rihanna – “Bitch Better Have My Money”

Em seu hino “Bitch Better Have My Money”, lançado em 2015, a icônica Rihanna mostra sua afinidade pelo basquete. Declaradamente fã do jogador de basquete LeBron James, um dos melhores da história do esporte, a diva diz que está “Ballin’ bigger than LeBron” (“Jogando mais que o LeBron”) – se colocando numa posição de estar arrasando mais até do que um de seus grandes ídolos.

Errada não tá, né?