A Vida Invisível, com Fernanda Montenegro

A Vida Invisível, filme brasileiro que conta com a lendária atriz Fernanda Montenegro, irá tentar uma vaga para o Brasil no Oscar.

Hoje mais cedo a Cinemateca Brasileira anunciou, em São Paulo, que o longa do diretor cearense Karim Aïnouz foi escolhido para a disputa de uma das posições como concorrente ao título de Melhor Filme Internacional.

A escolha foi acirrada com outros onze concorrentes, principalmente o filme Bacurau, que tem sido bastante elogiado por público e crítica. Ao final, teriam sido 5 votos para o vencedor e 4 para o segundo colocado.

Agora, A Vida Invisível tem que agradar os responsáveis pelo Oscar para entrar entre os cinco finalistas da categoria e ter uma chance de levar o prêmio. A seleção com os nomes sai em 13 de Janeiro e a cerimônia do Oscar acontece em 09 de Fevereiro.

A Vida Invisível

Ao falar a respeito com o UOL após a indicação, Karim celebrou principalmente o fato de que a linguagem do filme seria universal, o que lhe dá chances de concorrer com outros lançamentos mundiais:

É de fato uma história que conversa com o mundo. Ela se provou. A gente acabou de ganhar um prêmio de público em um festival no Peru. Quando o filme foi vendido para a China, os distribuidores falaram até de fazer um remake, pois ele fala muito com o público chinês e com a história das mulheres da China. São indicadores de que ele fala universalmente.

O filme é inspirado no livro de A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha, e a sinopse diz o seguinte:

Década de 1940. Eurídice é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.

O elenco ainda conta com atores e atrizes como Carol Duarte, Julia Stockler, Gregório Duvivier e mais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!