Mapeamento Hip Hop, Rock, Country
Fonte: Where Is Music Born?

Existe uma origem por trás de qualquer gênero musical que teve sua cena em alta durante determinada época e que possui grande público até os dias atuais. 

Ao assistir uma palestra sobre o surgimento da música country, John Thompson teve o estalo de desenvolver um site que faz o mapeamento de cada estilo musical e onde foi seu local de origem. Ele começou pelo country e se baseou na lista das “100 melhores canções de country” da revista Rolling Stone para localizar a origem de cada música dos Estados Unidos, mas também apontando outros lugares que possuem grande concentração de determinado gênero.

O site Where Is Music Born? mostra a localização dos gêneros de Hip Hop, Rock e Country, dando destaque até para o local exato onde surgiram diversas canções, qual a maior concentração de músicas por área e estilo. 

O rock, por exemplo, tem uma grande concentração na Califórnia, que aponta como destaques alguns dos hits do The Beach Boys, Van Halen e Eagles. Mas não é só isso, pois o mapeamento também aponta um grande número no Reino Unido, com bandas clássicas como Queen, Rolling Stones Elton John na criação de faixas consagradas.

Já o hip hop, que nasceu e cresceu nas áreas periféricas em bairros específicos dos Estados Unidos, destaca algumas músicas de artistas como Beastie Boys, Jay Z e 50 Cent.

E o country, que se espalha pelos Estados Unidos, possui suas raízes mais centradas na região sudoeste dos EUA, sempre voltado para as cidades no interior do país, sendo Kentucky e Texas com a maior diversificação e números de canções e artistas.

Vale lembrar que o site não é 100% correto, mas o mapeamento traz uma importante reflexão sobre o background que reflete os três gêneros musicais mais importantes, mostrando as diferenças econômicas, culturais e comportamentais que refletem em cada um desses estilos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!