Rei Leão e Kimba

Em 1950, no Japão, um desenho animado chamado Kimba The White Lion era lançado.

Como o nome deixa bem claro, a atração trazia um leãozinho e seu nome era Kimba, e se você já começou a perceber as semelhanças com um certo Simba, saiba que a coisa fica ainda pior quando as comparações são feitas com O Rei Leão.

O filme da Disney foi lançado décadas depois, em 1994, e ganhou um remake em 2019, por isso voltou a ser o centro das atenções no mundo do entretenimento e, por consequência, a virar alvo de comparações com Kimba.

Kimba, Simba e O Rei Leão

Rei Leão e Kimba

Lá atrás, há 25 anos, quando O Rei Leão foi lançado, vários repórteres e pessoas envolvidas com cinema rapidamente pescaram as semelhanças, principalmente no Japão.

Além de cenas que são absurdamente parecidas, há diversos personagens que também parecem aparecer de forma pra lá de similar nas duas obras.

Como já falamos, os dois protagonistas são os leõezinhos Kimba e Simba. Além disso, se em O Rei Leão o vilão é Scar, no desenho animado japonês é Claw, com aparência física parecidíssima e apenas um olho. Rafiki tem em Dan’l seu similar, além dos pássaros Pauley Cracker e Zazu.

Palavra Dos Diretores

Na época, um dos diretores do filme da Disney, Rob Minkoff, disse que “é comum que personagens como pássaros e hienas apareçam em filmes que se passam na África”.

Além disso, o seu colega Roger Allers disse que só foi conhecer Kimba quando a produção do seu filme estava quase no final, mesmo que tenha morando em Tóquio e trabalhado com animação por lá nos Anos 80 quando Osamu Tezuka, criador do desenho, já era conhecido como o “Walt Disney Japonês” e um remake de Kimba era exibido em horário nobre na televisão.

Representantes da NBC que levaram animações japonesas ao país para serem transmitidas chegaram a dizer que não acreditavam que a Disney não conhecia o desenho, e um deles, Fred Ladd, chegou a dizer que havia pelo menos um animador da empresa, Shawn Keller, que era conhecido por ser um grande fã de Kimba.

Matthew Broderick, ator que foi contratado para fazer a voz de Simba adulto, também declarou que quando fechou o acordo, tinha certeza de que o projeto era relacionado a Kimba:

Eu achei que era o Kimba, um leão branco de um desenho que passava quando eu era criança. Cheguei a falar pra um monte de gente que eu iria interpretar o Kimba.

Em 1995, um episódio de Os Simpsons chamado “Round Springfield” foi ao ar como parte da sexta temporada da série de animação e mostra uma piada  com Mufasa dizendo para Lisa: “você deve vingar a minha morte, Kimba… er, quero dizer, Simba!”

Veja mais uma série de imagens (via Hypeness) logo abaixo e tire suas conclusões!

Scar e Claw de Rei Leão e Kimba

O Rei Leão e Kimba

O Rei Leão e Kimba

O Rei Leão e Kimba

O Rei Leão e Kimba

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!