MAIKÃO
Foto por Lays Zampier

O Locomotiva Festival já começou lá em Piracicaba, e está levando muito música nacional incrível ao interior de São Paulo. Quem toca por lá é MAIKÃO, que estreou seu projeto solo neste ano e é especialista no assunto.

Natural de Miguelópolis e filho filho de descendentes de italianos e japoneses, Maicon Facchin Araki se mudou para Piracicaba aos 14 anos para estudar música. Entre diversos projetos, o cara já foi baterista na Pirajazz Band, na banda Zaíra — que participou do programa SuperStar, da TV Globo — e, em 2018, subiu ao palco do festival Lollapalooza com a Francisco, El Hombre. Que currículo, hein?

Hoje, aos 32 anos, ele lança seu projeto solo com o intuito de dar visibilidade aos ritmos do interior de São Paulo, se inspirando em gêneros como samba de lenço, batuque de umbigada, maracatu e até elementos da música eletrônica.

Como ativista, MAIKÃO também se destaca. Um de seus principais projetos é a comunidade de maracatu Baque Caipira, na qual está na linha de frente desde sua criação, em 2013. Sobre o assunto, o artista declara:

O meu ativismo é trazer essa mensagem de reintegração com a natureza, reconhecimento da força e unir as utilidades aos agradáveis. Eu acredito na potência da mensagem que a música pode provocar e na abertura ao diálogo que é capaz de fazer.

Ele ainda completa: “Esse é meu movimento de resistência: falar da dor do outro que foi e é verdade e provocar a reflexão. Nós não somos só números, temos que sonhar, que acreditar e nos conectar novamente a nossa essência, que é a natureza. E nós já estamos fazendo sucesso. Pra gente sucesso é atingir a cabeça e o coração das pessoas. Será como um movimento: quanto mais pessoas atingirmos com a nossa verdade, mais força teremos. Podemos provar que temos força sim no interior.”

Locomotiva Festival

Sobre sua apresentação no Locomotiva, festival anual na cidade onde se desenvolveu, MAIKÃO disse com exclusividade ao TMDQA!:

Subo no palco no último dia do festival, pra finalizar essa brincadeira! O Locomotiva é um festival fodástico aqui no interior, de um porte muito bacana que está integrando uma galera da cena independente da música. Eu não poderia fazer história fora desse festival, não é? Estamos aí pra contar nossa história, nossa trajetória, com o nosso pancadão, nossa música, do jeito que a gente tem se envolvido e se responsabilizado em fazer.

Atualmente o artista se apresenta com a banda composta por Juca Natal (guitarra), Rafael Barros (faícas), Cadison (contra baixo), Eduardo Viana (percussão), Pedro Santin (percussão) e Felipe Cogo (técnico de som). MAIKÃO é o responsável pelo vocal, pad e bateria — a qual ele toca de pé!

O músico sobe ao palco do Locomotiva Festival neste sábado (10). Os ingressos ainda estão disponíveis por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!