Foto por Márcia Kohatsu

A talentosíssima cantora curitibana Raissa Fayet está com material novo na área e trata-se do single “Zoiúda”.

A canção é a primeira parte da trilogia de mesmo nome que foi produzida por Kastrup, conhecido por ter trabalhado nos dois últimos discos da incrível Elza Soares, A Mulher do Fim do Mundo e Deus é Mulher.

Para ilustrar a canção, Raissa lançou um clipe poderosíssimo, dirigido e roteirizado por Fernando de Carvalho Moreira, e a respeito do trabalho a artista falou:

A maior referência veio com Baloji, um artista do Congo que faz um trabalho audiovisual com uma estética única e sensacional. Produzimos entidades e boa parte do elenco é a comunidade nativa da ilha.

O vídeo foi gravado na Ilha do Mel (PR) e também no Parque Nacional de Vila Velha (PR), e também foi traduzido em Libras:

Eu faço toda a canção em língua de sinais brasileira (libras) assim como Rafaela Hoebel (atriz e ativista surda que me apaixonei) e Jonatas Medeiros (tradutor intérprete e ativista), que representou a entidade da semente crioula no clipe. Eles fizeram a tradução da canção em forma de poesia-sinalizada com uma linguagem impecável, criativa e artística comunicando toda essa poética com surdos e ouvintes. Aumentando assim o espectro de comunicação.

Sobre a canção em si, ficou bem claro nas palavras da artista paranaense que mais do que um som, “Zoiúda” é um ritual:

Eu participei de um espetáculo quilombola em 2009 onde tinha um garoto que interpretava um Orixá que falava: ‘Zóiudo! Vai matá os mal do mundo’. Fiquei com essa frase ecoando e no passar dos anos ela esteve sempre presente… brincava em casa com a minha mãe: ‘Zóiuda! Vai matá os mal do mundo’. Um dia a canção se materializou, veio com letra e melodia, uma reza, um auto empoderamento, a conexão com o divino’.

Você pode assistir ao novo clipe da Raissa Fayet logo abaixo.

Zoiúda, o EP, será lançado em breve e terá participações como as de Russo Passapusso e Bixiga 70.

Raissa Fayet – “Zoiúda” – Ficha Técnica

Raissa Fayet: Artista e Coordenação geral
Fernando de Carvalho Moreira: Direção e Roteiro
Eduarda Camargo: Direção de arte
Marcia Kohatsu: Fotografia
Juliana Zaniolo da Silva: Produção de arte
Laisa Musial: Produção Executiva
Carolina Bassani: Produção Executiva
Rodrigo Fragata dos Santos: Assistente de direção
Vinicius Nogueira de Lima: Assistente de câmera

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!