08 de Agosto de 1969. Há exatos 50 anos os integrantes dos Beatles atravessavam uma rua de Londres, em Abbey Road, e aquela faixa de pedestres jamais seria a mesma.

A banda estava criando material de divulgação para o disco que acabou sendo batizado como Abbey Road, e aquela manhã de Verão na Inglaterra entraria para a história da música como poucas ocasiões o fizeram.

Capa de Abbey Road

Paul McCartney havia surgido com a ideia de criar a nova capa a partir de uma sessão de fotos através da faixa de pedestres localizada logo à frente dos estúdios da EMI em Abbey Road.

A ideia era que tudo fosse rápido, então os músicos se encontraram em um lugar familiar e ali fizeram todo o trabalho em nada mais, nada menos do que dez minutos.

Esse foi o tempo concedido para o fotógrafo Iain Macmillan pela prefeitura de Londres, e um policial ficou por ali nesses dez minutos segurando o trânsito enquanto McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison iam pra lá e pra cá.

Ao todo foram seis fotos e Paul acabou escolhendo a icônica imagem onde os integrantes dos Beatles atravessam a faixa de pedestres da esquerda pra direita em uma das ruas mais conhecidas do planeta hoje em dia.

A foto selecionada pelo baixista e vocalista, inclusive, o mostra fora de compasso com o resto da banda e segurando o cigarro, alguns entre tantos itens que levaram à teoria da conspiração de que ele estaria morto, sobre a qual ele falou recentemente pela primeira vez em cinco décadas.

Fatos Curiosos

Além de ter transformado o local em ponto turístico onde as pessoas vão até hoje, 50 anos depois, a capa também causou efeitos colaterais um tanto quanto indesejados.

Por exemplo, a placa do Fusca que aparece na arte de Abbey Road foi roubada várias vezes do automóvel que pertencia a um morador de um dos prédios da rua. Em 1986 ele foi vendido por 2.530 libras em um leilão e em 2001 foi colocado em exposição em um museu.

Além disso, desde 2011 existe uma webcam instalada no local para que você possa passar alguns minutos vendo o movimento de turistas que se esbaldam com fotos e vídeos e irritam os motoristas locais.

Red Hot Chili Peppers - Abbey Road EP

Outro fato interessante é que a faixa de pedestres foi declarada como um “patrimônio de interesse especial” oficial no Reino Unido e o local foi replicado em diversos lançamentos mundo afora como na capa do The Abbey Road E.P., lançado em 1988 pelos Red Hot Chili Peppers como forma de divulgar o trabalho da banda norte-americana no Reino Unido.

Fotos da Sessão

https://www.instagram.com/p/B06Nx3mno_y/

Fotos da sessão dos Beatles em Abbey Road

Hoje como forma de celebrar os 50 anos das fotos de Abbey Road, Paul McCartney publicou uma imagem de bastidores em sua conta no Instagram.

Além disso, outras imagens já vieram ao mundo anteriormente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!