Batalha do Britpop
Foto: Reprodução/NME

Ressuscitando o rock britânico nos anos 90, depois da febre mundial que foi o grunge americano, o britpop foi um movimento musical que surgiu para recuperar o orgulho do povo inglês depois de um período de crise política e estética que o país havia passado.

Precursor desse movimento, o Blur surge no final dos anos 80 em Londres, e já era uma banda consolidada no país quando, em 1994, é lançado o primeiro álbum do Oasis.

A partir de então uma grande rivalidade surgiu entre as bandas, separando fãs e disputando números e atenção midiática.

A Melhor Banda, Segundo Eu Mesmo #3 – Blur vs. Oasis

Essa competividade foi o tema do último Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos, em mais um episódio d’A Melhor Banda, Segundo Eu Mesmo, que ainda contou com a participação mais do que especial da ex-VJ da MTV, MariMoon!

Esse episódio você pode conferir clicando no player logo abaixo, ou procurar por nós no Spotify, Apple Podcasts ou seu agregador preferido. Siga-nos também no Instagram e Facebook.

Para você saber um pouquinho sobre o que rolou no podcast, separamos aqui cinco tretas históricas que já rolaram entre essas duas bandas:

 

Luta de classes

(Alô, Karl Marx! Vem aqui…)

Muito dessa rivalidade entre as duas bandas surge devido às regiões de onde vinham, bem como a condição econômica de cada uma delas.

Enquanto o Blur tinha membros pertencentes à classe média alta de Londres, o Oasis era de Manchester, uma cidade mais industrial e, por isso, cresceu em meio a muitos trabalhadores com uma situação financeira bem inferior aos londrinos.

Isso se reflete também nas estéticas e comportamentos das bandas. O Blur tinha ligações com a música alternativa, a moda e o mundo das artes, enquanto o Oasis era mais simplista em suas composições e ostentava um comportamento mais “bad boy”, característico dos hooligans, como são conhecidos os fãs de futebol ingleses (geralmente, beberrões!).

Brit Awards

Em 1995, o Brit Awards, a mais importante premiação do mundo da música no Reino Unido, foi um evento que serviu para mostrar que a rivalidade entre essas duas bandas ia muito além das intrigas que os tabloides da época costumavam fazer comparando os dois artistas.

Nessa premiação, o Blur levou nada menos que 4 prêmios: Melhor Álbum, Melhor Vídeo, Melhor Single e Melhor Grupo Britânico. Já os caras do Oasis, que estavam concorrendo em três dessas categorias, levaram apenas o de melhor revelação.

Na entrega da premiação de melhor grupo, os membros do Blur não deixaram de citar a banda de Manchester, com Damon Albarn dizendo que o prêmio devia ser dividido entre o Blur e o Oasis.

Ironia ou não?

Batalha de singles

Talvez o auge dessa rivalidade tenha sido travado na precisa data de 14 de agosto de 1995 e já teve a história contada por aqui.

Esse dia ficou marcado pela decisão do Blur em lançar o seu single “Country House”, pertencente ao álbum The Great Escape, marcado para sair no mês de setembro, no mesmíssimo dia em que Oasis estava lançando “Roll With It”, single de seu segundo álbum, (What’s The Story?) Morning Glory, que sairia em outubro e mudaria para sempre a história da banda e da música inglesa.

Além disso, os londrinos ainda decidiram colocar o preço de seu single na metade do que seria vendido o do Oasis e acabam vencendo essa batalha por uma vantagem de 58 mil cópias.

Foto: Reprodução/NME

Top Of The Pops

Outro palco de provocações entre as duas bandas foi o reconhecido programa de auditório britânico Top Of The Pops.

Devido ao playback obrigatório que o programa impõe aos artistas que nele se apresentam, o Oasis, ao se apresentar pela primeira vez no programa, não pôde deixar de fazer sua usual tiração de sarro, botando Liam Gallagher na guitarra, claramente fingindo tocar na hora do solo, enquanto Noel emulava seu irmão nos vocais.

Mas, o sempre provocativo Blur, em sua apresentação no programa resolveu mais uma vez atacar o Oasis, com Alex James vestindo uma camiseta da banda.

As pazes

Depois de mais de 20 anos de todas essas tretas, com o britpop existente apenas na memória e no coração daqueles que viveram intensamente esse ressurgimento da música britânica, Damon Albarn e Noel Gallagher são é muito amigos!

Depois de já terem tocado juntos na festa de aniversário de Paul Simonon (ex-The Clash) e de Noel ter participado de um álbum do Gorillaz, os dois hoje já não querem mais saber das intrigas do passado e sempre voltam a reafirmar o quanto valorizam essa amizade.

https://www.instagram.com/p/BTYyPFfjtdZ/?utm_source=ig_embed

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!