Josh Klinghoffer
Foto via Wikimedia Commons

Quem acompanha os shows do Red Hot Chili Peppers (ou pelo menos as setlists) conhece a criatividade do guitarrista Josh Klinghoffer e seu respeito por outras culturas.

Na maioria das apresentações da banda, há um momento em que Josh, sozinho, toca alguma música que normalmente homenageia algum artista ou o lugar onde está. Nessas situações, já chegou a homenagear o ex-RHCP John Frusciante e até mesmo Jorge Ben Jor.

Pois bem, lembram de quando o guitarrista anunciou que estava trabalhando em seu primeiro trabalho solo? Já temos as primeiras dicas sobre o que está por vir.

 

Pluralone

Recentemente, em entrevista ao Rock And Roll Globe, Josh falou sobre o novo projeto. Será nomeado Pluralone, palavra que junta as palavras “plural” e “one” e que remete à ideia de que somos todos um só. O lançamento está sendo feito pela mesma gravadora que lançou Dot Hacker (um de seus projetos principais), a ORG Music.

Como prévia do projeto, foram disponibilizadas duas covers, ambas já tocadas anteriormente em apresentações ao vivo do Red Hot. Uma delas é “Io Sono Quel Che Sono“, canção em italiano popularizada na voz da cantora Mina durante os anos 60. Já a outra é “Menina Mulher da Pele Preta“, de Jorge Ben Jor (justamente a canção tocada no Lollapalooza de 2018).

Sobre a cover brasileira, Josh disse que o Brasil tem “algumas das mais inspiradoras gravações e os ritmos mais sensuais que se pode encontrar”. Ele contou que conhece a música há muito tempo:

Eu sempre amei essa música. Claro que, das 300 primeiras vezes que escutei, não sabia do que se tratava. Talvez sobre uma pessoa chamada ‘Malícia’? Isso é o fascinante da linguagem, especialmente quando trazemos para o mundo da música. Pode significar qualquer coisa. 

Eu ouço muitas canções em outras línguas, de fato. Mas, assim como várias das canções em inglês que escuto, eu não consigo entender o que está sendo dito. Eu sou atraído por sons. Talvez seja por isso que eu cante como se estivesse com mármores na minha boca.

A estreia já está preparadíssima, com data de lançamento em todas as plataformas digitais prevista para o dia 16 de Agosto. Mas também terá uma versão física em vinil, nas cores preta e vermelha.

 

Rock in Rio

Vale lembrar também que este ano Klinghoffer completa 10 anos ao lado dos Peppers. A banda virá ao Brasil em Setembro para se apresentar no Rock in Rio, justamente no dia de aniversário de 40 anos do guitarrista. Será que veremos “Menina Mulher da Pele Preta” ou alguma outra cover nacional?

Sem mais delongas, ouça abaixo as covers gravadas inteiramente por Josh. No vídeo, a cover de Jorge Ben começa aos 2:20.

Compare com as originais e deixe sua opinião nos comentários! O vídeo abaixo juntou as duas músicas, mas caso ele não esteja mais disponível, você pode ouvi-las por aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=SdMNPblFdUg&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=Vv6s9xC5sDY

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!