Top Gun
Imagem: Papo de Cinema/Divulgação

O trailer de Top Gun: Maverick estreou há apenas cinco dias, mas já está dando o que falar.

Um jornalista chamado Mark MacKinnon, do The Globe, reparou em um detalhe que pode significar uma “submissão” de Hollywood ao mercado chinês, que vem rendendo muito dinheiro ao cinema nos últimos anos.

A jaqueta do protagonista Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) não tem mais as bandeiras do Japão e de Taiwan, como tinha no filme original de 1986. No tweet abaixo, feito pelo jornalista, é possível ver imagens que comparam as duas versões da peça.

A teoria de MacKinnon é que a mudança foi feita para agradar investidores da China, que estão em peso na lista de empresas que bancaram o longa. Como aponta a Consequence of Sound, a Paramount Pictures, Tencent Pictures e Skydance Media estão listadas como coprodutoras do filme — todas as empresas estão sob a Tencent, que tem base… na China,

Vale ressaltar que o país é governado pelo Partido Comunista da China desde 1949 e que as suas relações com Japão e Taiwan não têm sido das melhores nos últimos anos.

Outra teoria, dessa vez apontada pelo portal The Hollywood Reporter, é a seguinte:

Dizem que o patch original é da ‘turnê’ do pai de Maverick pelo Vietnã. O novo patch parece dizer ’85-86′, juntamente com as palavras ‘Indian Ocean Cruise’, que foi onde as batalhas no Top Gun original aconteceram. Talvez, em 2020, os protestos do Maverick sejam mais uma homenagem aos seus próprios dias de glória.

Será? O portal também apontou ao fato de que a última crítica que Hollywood fez à China nos cinemas tem mais de 20 anos.

Top Gun: Maverick

O filme chega às telonas no dia 26 de Junho de 2020. Assista ao primeiro trailer clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!