Jonas segunda temporada de Dark
Foto: Divulgação/Netflix

Entender o que está acontecendo em Dark é um dos grandes desafios para os aficionados por seriados no século XXI. A trama envolve viagem no tempo e retrata um punhado de personagens em diferentes épocas, os pais e avós deles, papos filosóficos sobre o significado do tempo nas nossas vidas… é uma viagem muito grande.

Mas é tudo tão bem construído que não conseguimos parar de assistir. Apesar de não haver muita explicação científica para a viagem no tempo, a série original da Netflix consegue respeitar bastante a própria mitologia criada, sem extrapolar os limites estabelecidos pelo roteiro. E esta obediência ao conjunto de regras criadas para si mesma dá um ar de realismo surpreendente à produção.

Para entender um pouco melhor o que aconteceu em Dark, então, resolvemos criar um guia com os principais acontecimentos da segunda temporada da série. Não na ordem dos episódios e, sim, ano a ano – desde 1921 até 2053. Prepare-se para desatar o nó que deu na sua cabeça.

A cronologia de Dark

É importante lembrar que os acontecimentos da série começaram em 2019 e os outros anos relevantes eram 1953, 1986 e 2052. Mas um ano já se passou, então entraram nessa conta 1954, 1987, 2020 e 2053, além de 1921.

Navegue pelas páginas seguintes através de cada um desses anos!

61921


Jovem Noah - 2ª temporada de Dark

Foto: Divulgação/internet

O Noah jovem está ajudando a abrir o caminho na caverna de Winden, que ainda estava fechado, na companhia de um homem que não é identificado. Noah conhece ali o Jonas jovem, que vem do futuro e descobre que não existe essa passagem ainda.

O Jonas jovem conhece Adam, que revela ser o próprio Jonas mais velho. Ele é o líder da seita Sic Mundus, que é composta por viajantes do tempo. Adam mostra a Partícula de Deus para Jonas e o envia para 2019, para evitar o suicídio do seu pai, Michael.

Depois disso, Noah adulto envia o Noah jovem para 2020 e questiona as motivações de Adam, tentando matá-lo. A irmã de Noah, Agnes, aparece e o mata.

Adam vai para 2020 com a ajuda de um casal. O homem é Magnus adulto e a mulher, que não teve a identidade mencionada, provavelmente é Franziska Dopper.

51954

Claudia idosa enterra a máquina do tempo no terreno onde a Claudia adulta vai morar, nos anos 80. Ela também visita seu pai, Egon, e pede desculpas. Depois descobrimos que é porque ela é responsável pela morte dele, 33 anos mais tarde.

A Claudia idosa também entrega um exemplar do livro sobre viagem no tempo para Tannhaus. Por fim, ela é morta por Noah com um tiro no peito.

Egon examina o corpo de Claudia e desconfia da ligação dessa morte com o desaparecimento de Helge.

E uma das partes mais bizarras desse ano é a participação da Hannah adulta, mãe do Jonas. Ela volta de 2020 para encontrar o Ulrich adulto, que estava preso acusado da morte de dois garotos. Ela o abandona, decide ficar em 1954 mesmo e dá uns flertes com o Egon adulto.

41987


Dark Jonas e Claudia

Foto: Divulgação/Netflix

As versões adulta e idosa de Claudia se encontram e a mais nova é orientada a deter Adam, apesar de não entender nada do que está acontecendo.

Egon idoso vai visitar Ulrich já idoso em um manicômio. Ele segue uma linha de investigação e tenta conversar com Mikkel sobre seus pais, mas Ines não deixa. Ele, então, mostra uma foto de Mikkel para Ulrich e confirma sua teoria de que se tratavam de pai e filho.

Ulrich e Mikkel se encontram e quase alcançam a caverna, mas Ulrich é preso novamente.

Claudia adulta desenterra a máquina do tempo enterrada no seu jardim e vai encontrar

Tannhaus idoso. Ela aprende sobre a Partícula de Deus e deixa tudo recordado em um gravador.

Egon e Claudia conversam sobre viagem no tempo e o pai diz que acredita, mas ele acaba morrendo após a discussão sobre o que tem acontecido na usina nuclear.

Enquanto isso, Noah já havia mandado Helge criança de volta para 1954.

Jonas jovem encontra Claudia adulta na casa dela e ambos reabrem a passagem da caverna, indo para 2020.

32019

Jonas jovem retorna para evitar o suicídio do seu pai, Michael. Só que na hora ele percebeu que havia sido manipulado por Adam e, na verdade, foi isso que fez com que Michael tirasse a própria vida.

Esse papo contou com a presença da Claudia idosa e aconteceu ao mesmo tempo em que rolava a festinha na casa de Ulrich e Katherine.

22020


Dark segunda temporada

Foto: Divulgação/Netflix

É aqui que chega o Clausen, aquele investigador que ajuda no caso dos desaparecimentos misteriosos na cidade.

Jonas adulto reencontra sua mãe, Hannah, e explica como funciona a viagem no tempo. Ele também ensina os fundamentos desse princípio para Charlotte. Depois de um tempo todo mundo já está sabendo como funciona: Hannah, Charlotte, Peter e Katherine.

Os jovens Magnus, Franziska e Martha encontram Bartosz na caverna e pegam a máquina do tempo dele para voltar até 1987, onde ficam por pouco tempo.

Elisabeth encontra uma foto de Noah nos anos 20, mas ele tinha a mesma fisionomia de quando eles se conheceram, em 2019.

Woller revela que ele e Aleksander secretamente concretaram lixo radioativo que estava na caverna em uma piscina desativada na usina nuclear.

Charlotte descobre que Noah é seu pai. O Noah adulto faz esta revelação ao mostrar uma foto dele com sua esposa, mãe de Charlotte. Ela não sabe – mas nós sabemos – que aquela mulher é ninguém menos que Elisabeth. Então sim, Charlotte é mãe de Elisabeth, que é mãe de Charlotte (!).

Hannah rouba a máquina do tempo do Jonas adulto para voltar para 1954.

Jonas adulto obriga a Martha jovem a ir para o bunker, mas ela foge depois. Ele consegue alcançar Magnus, Franziska e Bartosz, levando todos para o bunker. Peter e Elisabeth também vão para o bunker.

Clausen prende Aleksander e consegue um mandado de busca na usina. Lá, ele obriga os funcionários a desenterrarem o lixo radioativo.

Jonas jovem e Claudia adulta chegam de 1987. Ela visita a filha Regina, já adulta e com câncer, levando-a para o bunker. Enquanto isso, Jonas jovem vai para casa. Lá, ele encontra primeiro com o jovem Noah e depois com Martha.

O Noah jovem vai para o bunker, mas o Jonas jovem e Martha jovem são abordados por Adam, que chegou de 1921. Adam mata Martha, afirmando ser necessário para que o Jonas jovem se torne ele no futuro.

No momento em que Clausen ordena a abertura dos tonéis de lixo radioativo da usina, cria-se uma Partícula de Deus, que reabre o buraco de minhoca. Charlotte e a Elisabeth adulta se veem pela fenda. Mas essa reabertura causa o tão esperado apocalipse.

Na casa do Jonas jovem, porém, aparece uma Martha de outro universo e salva ele de morrer naquele evento.

12053


Jonas retorna para a segunda temporada de Dark

Foto: IndieWire

O Jonas jovem, que veio de 2019, descobre a Partícula de Deus na usina. Ele ia ser enforcado por traição por Elisabeth, mas ela o salva no último instante. A jovem seguidora de Elisabeth leva Jonas até o buraco de minhoca e ele acaba voltando para 1921.

Será que o guia ajudou a esclarecer o que aconteceu na segunda temporada de Dark? De qualquer forma, só nos resta esperar, pois o terceiro ano da série alemã já foi confirmado como o último. Chega logo, 2020!