Livros sobre Rock And Roll

No dia 13 de julho comemoramos oficialmente o Dia do Rock – oficialmente porque aqui no TMDQA! todo dia é dia.

O dia do Rock começou a ser comemorado em 1985, ano em que aconteceu o Live Aid, festival idealizado por Bob Geldof para arrecadar fundos para combater a fome na África. O evento aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia e foi transmitido atingindo uma audiência incrível de quase 2 bilhões de pessoas. Passaram pelo palco artistas como The Beach Boys, Mick Jagger, Bob Dylan, U2, The Who entre outros.

Para mantermos a tradição do dia separamos 10 livros essenciais sobre o ritmo/movimento que mudou o mundo através de suas músicas e sua atitude. Não deixe de colocar de fundo a playlist oficial do TMDQA! e tenha uma boa leitura!

10“ROCK AND ROLL – UMA HISTÓRIA SOCIAL” de Paul Friendlander


livro-rock-and-roll-uma-historia-social

Passeando pelas três primeiras décadas da história do rock and roll, Paul mostra a trajetória do estilo passando pela influência do rhythm’n’blues e da música country, indo posteriormente às tendências que se formaram como o new wave, rap, soul e folk, transitando entre bandas e o universo das grandes gravadoras. Enfatizando a força social das melodias, o autor mostra o rock clássico, alternativo e o punk rock mesclando fatos curiosos, histórias, sons e sentimentos criando um paralelo de como a sociedade reagiu ao ouvir riffs de guitarra tão poderosos e performances emblemáticas.

 

9“50 FATOS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DO ROCK” de Paolo Hewitt


livro-50-fatos-que-mudaram-a-historia-do-rock

Mesclando fatos mundialmente conhecidos como a morte de John Lennon e o Woodstock, o livro também apresenta fatos menos conhecidos, mas não menos importantes ao estilo, como o momento em que Elvis Presley tocou pela primeira vez na televisão levando o estilo às grandes massas. Em um texto dinâmico e abrangente, o influente jornalista consegue abordar cada acontecimento do ponto de vista de quem esteve lá, mostrando o pano de fundo de cada momento e seu significado a longo prazo.

8“ALMANAQUE DO ROCK” de Kid Vinil


livro-almanaque-do-rock-kid-vinil

Uma visão abrangente de mais de 50 anos do rock and roll relatados pelo saudoso Kid Vinil. De uma forma leve e descontraída, o músico transita pelos primórdios do rock passando por nomes como Elvis e Bob Dylan, Beatles e Rolling Stones, chegando até bandas mais atuais como Franz Ferdinand e System of a Down.

 

7“O LIVRO DOS MORTOS DO ROCK” de David Comfort


livro-o-livro-dos-mortos-do-rock

O mundo da música foi marcado por tragédias envolvendo ídolos do rock. Nesse livro o autor traça um paralelo entre a vida conturbada e a morte trágica de sete ícones do Rock’n’Roll: Kurt Cobain, John Lennon, Elvis Presley, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Jerry Garcia.

 

6“AS RAÍZES DO ROCK” de Florent Mazzoneli


livro-as-raizes-do-rock

Fundamental para entender como tudo começou. O autor inicia a narrativa nos anos 30, explorando as origens do rock no contexto social e cultural, mostrando o que serviu de base e o caminho percorrido até a sua coroação, tornando-se uma das maiores revoluções culturais do século XX. Como bônus, o autor também apresenta os discos e astros mitológicos que iniciaram o ritmo.

 

5“O SOM DA REVOLUÇÃO: UMA HISTÓRIA CULTURAL DO ROCK (1965 – 1969)” de Rodrigo Merherb


livro-O-Som-da-Revolucao-uma-Historia-Cultural-do-Rock-1965-1969-Rodrigo-Merheb

O rock como uma revolução cultural e social nos anos psicodélicos de 1965 a 1969 é a base do enredo do livro que mostra como Jimi Hendrix, Beatles, Bob Dylan e Pink Floyd influenciaram gerações revolucionando atitudes e pensamentos em todo o mundo como uma verdadeira trilha sonora da contracultura.

 

4“ROCK PARA PEQUENOS – UM LIVRO ILUSTRADO PARA FUTUROS ROQUEIROS” de Laura Macoriello


livro-rock-para-pequenos

Coleção de três volumes com o intuito de apresentar o mundo do rock aos pequenos, apresentando ícones do rock atrelado a conselhos úteis para as crianças. A primeira edição conta com nomes como Jimi Hendrix, Chuck Berry, Elvis Presley, Ramones, Janis Joplin e mais. Na segunda edição é a vez de mais 20 nomes serem apresentados, entre eles Dave Grohl, Green Day, Björk, Lemmy Kilmister, Van Halen e mais. Na terceira edição chegou a vez do rock nacional, e nele as crianças conhecem Raul Seixas, Titãs, Erasmo Carlos, Mamonas Assassinas, Rita Lee, Legião Urbana e mais. Tudo isso com ilustrações incríveis e muito humor para tornar a leitura ainda mais interessante para os pequenos roqueiros.

3“SEGREDOS E LENDAS DO ROCK” de Sérgio Pereira




Um livro para quem quer saber de histórias polêmicas e controversas de grandes astros do rock, passando pelos bastidores com histórias divertidas e casos um tanto quanto inusitados.

 

2“DIAS DE LUTA: O ROCK E O BRASIL DOS ANOS 80” de Ricardo Alexandre


livro-dias-de-luta-o-rock-e-o-brasil-dos-anos-80

Os anos 80 foram marcantes para o rock brasileiro, já que vimos um crescimento incrível e também uma queda do ritmo no final da década. O livro conta essa trajetória mesclando o surgimento de grandes bandas, seguidores fanáticos, o rock como negócio e a relação disso tudo com a sociedade brasileira naquele momento.

 

1“ALMANAQUE DO ROCK & FILOSOFIA” de Antero Leivas


livro-almanaque-do-rock

O que o rock significa para você? O rock vai além da música, representa uma filosofia de vida, é sobre ter atitude, criatividade, ser contestador e, é claro, ouvir boas músicas. Nesse livro o autor apresenta a influência do rock na geração beat, a relação entre drogas e mortes precoces, fala sobre bandas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones, além de ter um capítulo inteiro dedicado ao incrível Raul Seixas.

Documentários de Rock

Aproveite para conferir nossa seleção de documentários para entender o ainda mais sobre o rock and roll: