Confess

Confess é uma banda de Heavy Metal do Irã que tem dois integrantes bem longe de casa no momento.

Nikan “Siyanor” Khosravi e Arash “Chemical” Ilkhani foram presos em 2015 pela Guarda Revolucionária do Irã e colocados em solitárias, inclusive tendo grandes chances de serem condenados à pena de morte por blasfêmia e manifestações contra o sistema.

De acordo com Khosravi, os integrantes da banda Confess só escaparam de serem executados por conta de suas músicas após a defesa usar um detalhe da Lei Sharia, praticada no país:

Se você insultar o Profeta, será executado, porque ele está morto e não pode se defender. Mas se você blasfemar contra Deus e questionar a sua existência, ele pode te perdoar. Por isso não fomos executados.

Entre as acusações, estão “insultar a santidade do Islã”, “perturbar a opinião pública através da produção de músicas com letras contra o regime e com insultos e participação em entrevistas com a mídia de oposição” e “insultar o Líder Supremo e presidente”.

Prisão e Chibatadas

Apesar disso, a condenação veio de outra forma e Khosravi foi condenado a 12 anos e meio de prisão e 74 chibatadas, enquanto Ilkhani teve a pena inicial de 6 anos diminuída para dois.

Nova Música e Futuro

Após pagarem 30 mil dólares de fiança os caras do Confess foram para a Turquia e hoje estão na Noruega, onde o governo concedeu asilo.

Junto com o resultado do julgamento veio também uma nova música chamada “Evin”, o mesmo nome da prisão onde os headbangers foram mantidos no Irã, e ela deve aparecer em um disco chamado Revenge At All Costs, escrito entre 2016 e 2017, enquanto a banda enfrentava todos os problemas legais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!