Não é segredo para ninguém que o fã brasileiro de música tomou gosto pelos festivais e eles se espalharam por todo país.

As cinco regiões do Brasil são bem representadas por festivais de qualidade que mesclam artistas do underground, midstream e mainstream, e há tipos diferentes de experiências diferentes para quem procura artistas dos mais variados gêneros.

O que acontece, ainda, é que os line-ups dos eventos não são contemplados igualmente com atrações masculinas e femininas, longe de atingir a proporção de 50/50 para homens e mulheres nos palcos por aí.

Estudo Sobre as Mulheres nos Festivais Brasileiros

https://www.instagram.com/p/BzqB_tKH-VB/

Quem fez um estudo a respeito foi Thabata Arruda, criadora do “Ouça Música Independente”, que publicou um artigo no Medium do Selo SESC mostrando os números de mulheres nos line-ups de eventos entre 2016 e 2018.

Com informações das mais diversas e gráficos que mostram bem o panorama dos últimos anos, é possível perceber quais eventos tiveram mais mulheres solistas, bandas mistas e grupos formados por homens.

É possível perceber, por exemplo, que os festivais com mais mulheres solistas em 2018 foram o Popload Festival (44%), Vento Festival (41%), MADA (38%), Rec Beat (38%) e Se Rasgum (35%).

Já os que tiveram menos participações de solistas mulheres foram o Abril Pro Rock (0%), Goiânia Noise (0%), Porão do Rock (2%), Cena Cerrado (6%) e Vaca Amarela (6%).

Festivais do Brasil

Diversidade de gêneros nos festivais brasileiros

Foram analisados 76 festivais brasileiros e segundo a própria publicação, “os 1972 artistas foram divididos em três categorias: mulheres solistas ou bandas compostas somente por mulheres; homens solistas ou bandas compostas somente por homens; e bandas mistas (onde existia pelo menos uma mulher na formação). Com estes dados foram calculadas as porcentagens de participação feminina por festival, categoria e ano.”

Você pode ler o artigo na íntegra clicando aqui.

Festivais Estrangeiros

Vale lembrar que em 2018 a Pitchfork também fez um estudo parecido e mostrou que a porcentagem de artistas mulheres nos festivais norte-americanos ainda é tímida.

Além disso, foi só em 2017 que uma mulher teve papel de destaque no line-up do Coachella, com Lady Gaga sendo uma das headliners do famigerado festival.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!