Notícias

Em 1965, João Gilberto fazia história ao ganhar Grammy de Álbum do Ano

Hoje mais cedo recebemos notícia de que João Gilberto, um dos mais importantes músicos brasileiros da história, morreu aos 88 anos de idade.

Responsável pela popularização da bossa nova no mundo todo, o músico teve papel importantíssimo no curso da chamada MPB ao apresentar uma nova forma de cantar e tocar seu violão, influenciando inúmeras gerações que viriam a seguir.

Advertising
Advertising

Além disso, João Gilberto se juntou a outros grandes e suas façanhas incluem o disco de estreia, Chega de Saudade (1959), produzido por Tom Jobim e considerado o primeiro lançamento da história da bossa nova.

João Gilberto leva o Grammy

Seis anos depois, em 1965, João Gilberto entraria para a história ao ganhar o Grammy de “Álbum do Ano” com Getz / Gilberto, um disco em parceria com o norte-americano Stan Getz.

Várias façanhas vieram com o lançamento conjunto da dupla: foi o primeiro disco de jazz a levar o principal prêmio da noite na história, bem como o primeiro disco de um artista que não fosse dos Estados Unidos.

Além disso, “The Girl From Ipanema”, com Astrud Gilberto nos vocais, ainda levou o prêmio de “Gravação do Ano” pra casa, desbancando “Downtown” de Petula Clark, “Hello, Dolly!” de Louis Armstrong, “I Want To Hold Your Hand” dos Beatles e “People”, de Barbra Streisand.

Getz / Gilberto, o disco, deixou pra trás Cotton Candy, de Al Hirt, Funny Girl, trilha da Broadway, People de Barbra Streisand e a trilha sonora da Pantera Cor-de-rosa, por Henry Mancini.

Getz / Gilberto (e Tom Jobim)

A ficha técnica do disco conta com os artistas que dão o título ao álbum mas não para por aí: Tom Jobim compôs a maioria das canções e tocou piano, enquanto Astrud Gilberto também apareceu em “Corcovado”.

A produção ficou com Creed Taylor, que em 1967 fundaria a gravadora CTI Records para lançar diversos artistas de jazz e bossa nova.

Published by
Tony Aiex