João Gilberto e Stan Getz - Getz / Gilberto

Hoje mais cedo recebemos a notícia de que João Gilberto, um dos mais importantes músicos brasileiros da história, morreu aos 88 anos de idade.

Responsável pela popularização da bossa nova no mundo todo, o músico teve papel importantíssimo no curso da chamada MPB ao apresentar uma nova forma de cantar e tocar seu violão, influenciando inúmeras gerações que viriam a seguir.

Além disso, João Gilberto se juntou a outros grandes e suas façanhas incluem o disco de estreia, Chega de Saudade (1959), produzido por Tom Jobim e considerado o primeiro lançamento da história da bossa nova.

João Gilberto leva o Grammy

Seis anos depois, em 1965, João Gilberto entraria para a história ao ganhar o Grammy de “Álbum do Ano” com Getz / Gilberto, um disco em parceria com o norte-americano Stan Getz.

Várias façanhas vieram com o lançamento conjunto da dupla: foi o primeiro disco de jazz a levar o principal prêmio da noite na história, bem como o primeiro disco de um artista que não fosse dos Estados Unidos.

Além disso, “The Girl From Ipanema”, com Astrud Gilberto nos vocais, ainda levou o prêmio de “Gravação do Ano” pra casa, desbancando “Downtown” de Petula Clark, “Hello, Dolly!” de Louis Armstrong, “I Want To Hold Your Hand” dos Beatles e “People”, de Barbra Streisand.

Getz / Gilberto, o disco, deixou pra trás Cotton Candy, de Al Hirt, Funny Girl, trilha da Broadway, People de Barbra Streisand e a trilha sonora da Pantera Cor-de-rosa, por Henry Mancini.

Getz / Gilberto (e Tom Jobim)

A ficha técnica do disco conta com os artistas que dão o título ao álbum mas não para por aí: Tom Jobim compôs a maioria das canções e tocou piano, enquanto Astrud Gilberto também apareceu em “Corcovado”.

A produção ficou com Creed Taylor, que em 1967 fundaria a gravadora CTI Records para lançar diversos artistas de jazz e bossa nova.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!