Layne Staley último show Alice in Chains
Foto: Reprodução/YouTube

Já se passaram 17 anos desde que perdemos o grande Layne Staley, mas seu último show ao lado do Alice in Chains aconteceu bem antes.

No dia 3 de Julho de 1996, há 23 anos, a banda subia ao palco pela última vez comandada pelo seu vocalista original. A apresentação aconteceu como abertura para a turnê de reunião do KISS e, mesmo não estando à frente de seu público, a recepção da plateia só mostrou o quão popular a banda estava à época.

Em 1995, o AIC lançou seu último disco com Layne, homônimo, e decidiu por não divulgá-lo com uma turnê solo. A decisão se deu muito pelo estado já debilitado do frontman, que lutava contra o vício de drogas que o levaria para sempre anos depois — a má forma de Staley ficou clara no Unplugged MTV gravado pelo grupo no ano seguinte.

Apesar de tudo, os membros aceitaram se unir ao KISS e divulgar, pelo menos um pouco, suas novas músicas. Ainda de acordo com a Diffuser, a oportunidade foi oferecida primeiro ao Stone Temple Pilots, que precisou recusar por conta dos problemas do vocalista Scott Weiland… também com as drogas.

O setlist do show abriu com três canções do então novo disco, para depois emendar hits como “Them Bones”, “Rooster”, “Would?”, “Dam That River” e “Man In The Box” — a raridade “A Little Bitter”, lançada apenas para a trilha sonora de O Último Grande Herói (1993). Na apresentação, Layne parecia bastante animado e agradeceu em vários momentos à plateia — que chegou a vaiar o baterista Sean Kinney por cantar uma cover de “Beth”, do KISS.

Dias após a apresentação, Staley sofreu uma overdose de heroína e se tornou cada vez mais distante do olhar público. Em 1998, já bastante debilitado e longe do Alice in Chains, o vocalista quase chegou a participar de um show solo do guitarrista Jerry Cantrell, mas acabou recusando a oferta.

Em Abril de 2002, Layne Staley foi encontrado morto após uma overdose em seu apartamento.

Assista a vídeos do show abaixo e confira o setlist completo.

Setlist do último show de Layne Staley com o Alice in Chains

https://www.youtube.com/watch?v=OmrBepdnTDQ

https://www.youtube.com/watch?v=efOuThqbka4

  1. Again
  2. God Am
  3. Sludge Factory
  4. We Die Young
  5. Them Bones
  6. Rooster
  7. Would?
  8. Angry Chair
  9. A Little Bitter
  10. Dam That River
  11. Man in the Box

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!