Milton Nascimento em Tel Aviv, Israel
Foto: Reprodução / Instagram

Roger Waters atacou novamente, e dessa vez o alvo era brasileiro.

Como tem feito sempre que um grande artista anuncia shows em Israel, o músico ligado ao Pink Floyd publicou uma carta falando sobre como se “decepcionou” com o fato de que Milton tocaria no país.

Vale lembrar que Waters entende que está acontecendo um “apartheid” em Israel por conta do governo local e, sendo assim, deve existir um boicote cultural por lá.

Dirigindo-se a Milton, ele disse:

Quando estive no Brasil no ano passado, fui apresentado ao lendário músico brasileiro Milton Nascimento e bebemos algumas belas cachaças juntos. Quando li que ele estava planejando cruzar a linha de piquete do movimento de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) para se apresentar em Tel Aviv, fiquei chocado. Escrevi para Milton pedindo uma chance de falar com ele. Nem ele nem ninguém de sua equipe me respondeu.

Estou com o coração pesado. Eu queria falar com Milton sobre amor, morte e música. Amor por todos os nossos irmãos e irmãs no mundo, independentemente da religião ou etnia e nacionalidade, mas particularmente pelos palestinos e palestinas que buscaram artistas em todo o mundo para pedir ajuda através da recusa em lavar a imagem do Estado de apartheid israelense, não se apresentando por lá.

Eu queria falar com Milton sobre a morte. Eu queria perguntar a ele se ele tem filhos, e como ele se sentiria enterrando um deles após um abate casual feito por um exército de ocupação. Eu queria falar com ele sobre música e sua profunda obrigação moral como eminente músico de evitar que sua música seja usada para lavar o apartheid com arte. Milton escolheu caminhar por outro lado, ignorando o que Angela Davis chama de indivisibilidade da justiça. Que pena.

Resposta de Milton Nascimento

Na madrugada de ontem para hoje, Milton usou a sua conta oficial no Instagram para publicar uma resposta e dizer que irá seguir em frente com o show que acontece hoje, Domingo, dia 30 de Junho.

Ele ainda ressaltou que a apresentação é organizada por brasileiros e a maior parte da plateia será de brasileiros que moram lá:

Minha música já me levou para muitos lugares, alguns dos quais eu jamais imaginei. E sou grato por isso. Pouquíssimas vezes declinei de um convite. Afinal de contas, todo artista deve ir onde o povo está, não é mesmo? Já estou em Tel Aviv desde ontem. Fui convidado a cantar aqui por uma empresa gerenciada inteiramente por um brasileiro. Somente com essa informação cai por terra qualquer tipo de argumento de que eu esteja contribuindo com o ‘apartheid israelense’. Este show NÃO tem qualquer incentivo do governo de Israel, muito menos do exército israelense. São meus fãs israelenses que me trouxeram até aqui, sendo que, grande parte destes fãs são brasileiros que vivem em Israel. Durante a ditadura militar brasileira eu jamais deixei de tocar no meu país. Então, por que eu deixaria de tocar agora? Por que deixaria de compartilhar experiências de amor e mudança enquanto acontece no Brasil um governo de extrema-direita? Mesmo divergindo das ideias de um governo, jamais abandonarei meu público. Afinal, são as pessoas que importam e que podem transformar. Minha questão, a qual deixo aqui para reflexão de todos: por que um povo deve sofrer retaliação pelos atos políticos de seus governantes? As minorias contrárias devem continuar sem voz? Para mim, repito, o artista deve ir onde o povo está e hoje eu estou aqui para celebrar a paz e tudo que nos une. Viva o amor, viva a música!.

Milton Nascimento, 29/06/2019.

“Foda-se” Roger Waters

Comentários de Fafá de Belém

Quem deixou um comentário bastante claro na publicação de Milton Nascimento foi a cantora Fafá de Belém, que o parabenizou e ainda mandou um bom e velho “foda-se” para o músico britânico:

Meu amado @miltonbitucanascimento , tem gente que NUNCA passou por qualquer problema na pele e se sente capaz de julgar pessoas que passaram por muitos e se posicionaram de cara limpa e coração pulsante. Ontem li um cara que eu admirava como musico mas nunca vi em nenhuma trincheira real. Que COM CERTEZA nunca teve seus shows cancelados e dificuldades na carreira por ter tomado posições corajosas , este BABACA veio falando do que não sabe e julgando o que não tem direito! PHODA-se @rogerPinkFloyd e VIVA MILTON NASCIMENTO

Após receber elogios e críticas a respeito do comentário, ela voltou a se manifestar e disse:

Ontem peguei pesado. Fiquei indignada pelo fato de alguém sugerir omissão por parte de um artista que nunca foi omisso diante de nada. Apenas isso. A isto eu chamo de ‘comprar a briga’. E sempre comprei. As ofensas que me dirigiram e comentários absolutamente ignorantes em relação ao processo político brasileiro e a retomada da democracia a partir de 1984, me deixou embascada (sic)… enfim… bjusss

LEIA TAMBÉM: vocalista do Disturbed chama Roger Waters de “nazi” após boicote a Israel

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!