Nick Cave no Primavera Sound 2013
Foto de Nick Cave via Shutterstock

Nick Cave foi mais um a se pronunciar sobre polêmica envolvendo Morrissey e seus posicionamentos políticos.

Em um artigo no site The Red Hand Files, o cantor divagou sobre o boicote aos artistas como o ex-Smiths. Cave questiona, “é possível separar o artista atual de sua arte mais antiga?”

Enquanto criticou a visão política de Moz a chamando de “ofensiva”, Nick se mostrou contrário à ideia de “cancelar” o cantor, e ainda elogiou seu catálogo musical.

Leia um trecho da carta:

Quaisquer que sejam as insanidades que ele possa estar falando, não podemos esquecer o fato que ele compôs um vasto e extraordinário catálogo [musical], que melhorou as vidas de seus muitos fãs além do reconhecimento. Isso não é pouca coisa. Ele criou obras originais e distintas de beleza incomparável, que durarão por muito tempo além de suas ofensivas alianças políticas. […]

Como compositor e alguém que acredita que as músicas possuem um extraordinário poder de cura, fico entristecido com o pensamento de que as canções daquele que provavelmente é o maior letrista de sua geração — canções como ‘This Charming Man’, ‘Reel Around the Fountain’ e ‘Last Night I Dreamed Somebody Love Me’ — são jogadas em um lixo moral por aqueles que sentem que foram contaminados por sua postura política atual. Respeito e entendo por que as pessoas respondem dessa maneira, mas não posso deixar de sentir que isso é uma perda pessoal significativa para elas.

Talvez seja melhor simplesmente deixar que Morrissey tenha seus pontos de vista, desafiá-los quando e onde for possível, mas permita que sua música viva, tendo em mente que somos todos indivíduos conflituosos — confusos, falhos e propensos a loucuras. Devemos agradecer a Deus que existem alguns entre nós que criam obras lindas além de qualquer coisa que a maioria de nós mal possa imaginar, mesmo quando algumas dessas mesmas pessoas são vítimas de sistemas de crenças regressivas e perigosas.

Justa ou não a declaração de Nick Cave?

Morrisey contra o mundo

O cantor tem sido alvo de uma série de críticas após expor seu apoio ao partido de extrema direita For Britain em várias ocasiões.

Recentemente, Morrissey alegou estar sendo vítima da imprensa britânica, e ainda deu uma declaração bem esquisita sobre o racismo. Leia clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Interpol ignora posição política de Morrissey ao se juntar a shows

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!