Nirvana - Smells Like Teen Spirit
Versão remasterizada do clipe do Nirvana

Olha só que incrível! O YouTube Music e a Universal Music Group vão se reunir para remasterizar quase mil (!) clipes, incluindo clássicos como “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana.

A ação vai ganhar força a partir do ano que vem, quando as novas versões de vários vídeos serão publicadas a cada semana. Outros artistas como Beastie Boys — assista ao clipe já remasterizado de “Sabotage” abaixo –, Janet Jackson, Lady Gaga e Tom Petty também estão na lista.

O processo vai acontecer por conta da plataforma não conseguir entregar a qualidade do formato original dos vídeos, que foram feitos com tecnologia bem menos avançada. Para isso, o YouTube vai usar o material original dos clipes.

Barak Moffitt, vice-presidente da Universal, declarou (via Pitchfork):

Temos fontes provenientes de tudo, de filmes originais a Digibeta, HDCAM a Cs de uma polegada, e Betacam SPs a D2s — e o formato em que isso foi filmado não é necessariamente o formato em que foi editado.

Quem também vai ter seus clipes melhorados na ação é Billy Idol, que falou ao The New York Times:

Uma vez que a ‘coloração suja’ for removida, ficará muito mais vital de alguma forma. Isso dará a esses vídeos uma chance contra a moderna definição de alta qualidade. E eu sou jovem para sempre nesses vídeos — é fantástico.

Vale ressaltar que para vários desses clipes será a primeira oportunidade que teremos de vê-los em alta qualidade, já que na época que eles foram lançados os equipamentos domésticos de televisão eram bem inferiores em relação aos de hoje.

Estamos torcendo aqui por “Tonight, Tonight”, do Smahing Pumpkins, e vocês?

Beastie Boys, Sabotage e clipes que completam 25 anos em 2019

Assista à versão remasterizada do incrível “Sabotage” logo acima e veja a nossa lista com 7 grandes clipes que completam 25 anos em 2019, incluindo o próprio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!