Oasis em Wonderwall
Foto: Reprodução / YouTube

Em 2019, o disco Definitely Maybe, primeiro lançamento do Oasis, completa 25 anos e se mantém como um dos pontos primordiais do que foi o britpop dos anos 90 em diante.

A trajetória, liderada pelos irmãos Liam Gallagher e Noel Gallagher, se fez forte desde o início, baseada em hits mundiais e números que levaram os discos ao topo, mantendo essa constante em praticamente todos os trabalhos até a pausa da banda anunciada em 2009.

As carreiras solo dos irmãos seguem caminhando sem demonstrações oficiais de que um dia a banda volte, apesar da esperança eterna dos fãs e algumas insinuações esporádicas.

Liam acaba de lançar o single Shockwave  e Noel lançou na última semana o EP Black Star Dancing, com cinco faixas inéditas.

Por enquanto, vamos relembrar os passos do Oasis, listando um videoclipe de cada disco.

7“Supersonic” – Definitely Maybe (1994)

A faixa foi o primeiro single a ser divulgado e já mostrava o modo peculiar dos vocais de Liam, a pandeirola insistente marcando todo o arranjo e a guitarra com o modo tradicional dos solos de Noel.

Nas paradas britânicas a faixa ocupou a 31ª posição, se saindo melhor nos Estados Unidos, onde ficou no 11º lugar. Era apenas o começo.

6“Wonderwall” – (What’s The Story) Morning Glory? (1995)

O segundo disco voltou os olhos do mundo para a música britânica.

“Some Might Say” foi o primeiro single escolhido numa lista que trouxe músicas como “Don’t Look Back in Anger” e “Wonderwall”, que tocaram nos quatro cantos do planeta. Noel assumia, sem dificuldades, a posição de hitmaker.

Um dos mais vendidos na história no Reino Unido, (What’s The Story) Morning Glory? ganhou disco de ouro e platina em vários países, com mais de 20 milhões de cópias vendidas, colocando o Oasis no topo da música mundial.

5“Don’t Go Away” – Be Here Now (1997)

Com a posição de super grupo estabelecida, tudo foi demais no terceiro disco do Oasis, gravado no lendário Abbey Road.

Parte da crítica torceu o nariz, mas o mundo recebeu Be Here Now de braços abertos, com o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e em vários países, quebras de recordes nas vendas e super produções nos videoclipes lançados.

O mundo, definitivamente, estava na mão de Liam e Noel e “Don’t Go Away”, quarto single lançado, mais um hit mundial, era uma das provas disso.

4“Sunday Morning Call” – Standing On The Shoulder Of Giants (2000)

Algumas mudanças na fórmula da banda aconteceram no quarto lançamento.

Outros climas foram inseridos, outros formatos de arranjos vieram mais diferentes dos exageros cometidos no trabalho anterior. As distorções foram deixadas um pouco mais de lado, trazendo um som mais polido do que o normal.

Standing On The Shoulder Of Giants trouxe novidades como “Little James”, primeira composição de Liam pro grupo, mas apresentou uma queda nas vendas, comparadas aos antecessores.

A bela “Sunday Morning Call”, cantada por Noel, foi o quarto e último single.

3“The Hindu Times” – Heathen Chemistry (2002)

O quinto disco tem a produção assinada pela banda e das onze faixas, seis são assinadas apenas por Noel, que pela primeira vez não dominou completamente as composições.

A banda retoma o rock and roll, deixa de lado algumas experimentações do disco anterior e foca novamente no som das guitarras com refrães objetivos.

“Hindu Times” foi o primeiro single lançado e apesar de alguns desgastes evidentes entre os irmãos, o Oasis se mantinha com excelentes resultados comerciais em seus discos e turnês.

2“Let There Be Love” – Don’t Believe The Truth (2005)

Passados 10 anos desde o lançamento do primeiro disco, o Oasis já tinha alcançado muito do que uma banda almeja e pode fazer numa carreira de uma década.

O sexto álbum chegava com todos os integrantes colaborando nas composições e agradou público e crítica, levando o grupo a mais uma extensa turnê mundial com mais de 100 shows.

“Let There Be Love” tem os irmãos Liam e Noel novamente dividindo os vocais em faixa.

1“The Shock Of The Lightning” – Dig Out Your Soul (2008)

Um ano antes do final, o Oasis chegava ao seu sétimo disco e talvez seja um daqueles trabalhos que não tiveram o seu devido valor reconhecido.

O ótimo e pesado Dig Out Your Soul já trazia elementos que seriam vistos mais à frente nas carreiras solos de Noel e Liam.

Não é exagero nenhum citar esse trabalho como um dos três melhores da banda, que se separaria durante a turnê, com a saída de Noel do grupo.