Beethoven
Foto: Wikimedia Commons

Em mais um dia de “itens bizarros do mundo da música sendo vendidos por um preço muito alto”, uma mecha de cabelo de Beethoven foi leiloada por uma bolada.

A casa de leilões Sotheby’s, em Londres, vendeu o item capilar por mais de 170 mil reais (U$ 45 mil). De acordo com a organização do leilão, o preço conseguido na mecha foi maior do que o previsto.

A notícia vem pouco depois de sabermos que um prato de papel usado por Kurt Cobain ser leiloado por 90 mil reais nos EUA — saiba mais aqui.

A mecha “falsa” de Beethoven

Cabelo do Beethoven
Foto via Consequence of Sound

A Sotheby’s também compartilhou um pouco da história por trás do item inusitado.

De acordo com a casa de leilões, a mecha foi presenteada ao pianista Anton Halm, amigo de Beethoven, em 1826. Acontece que, antes de dar seu próprio cabelo, o compositor chegou a entregar um tufo de pelo de cabra para Halm.

Um comunicado da casa diz:

Outras mechas do cabelo de Beethoven que vimos foram invariavelmente tiradas do compositor em seu leito de morte em 1827, mas esta é uma das mais bem documentadas.

Leia abaixo um trecho da história da amizade meio esquisita entre os músicos, contada pela Sotheby’s.

O pianista e compositor Anton Halm (1789-1872) conheceu bem Beethoven, depois de conhecê-lo em 1815 e tocar para ele com frequência. O compositor gostou do estilo militar de Halm e aparentemente não lhe deu nenhum tempo ruim, mesmo depois que o piano rebelde de Halm, tocando no coral Fantasia em 1817, interrompeu uma performance. Em 1826, Halm fez um arranjo de Grosse Fuge op.133 de Beethoven para dois pianos, e foi evidentemente durante esse período que ele lhe deu essa mecha.

Halm disse ao grande biógrafo de Beethoven, A.W. Thayer (presumidamente durante a estadia de Thayer em Viena, 1859-1864) que, enquanto trabalhava na Grosse Fuge em 1826, ele havia pedido ao consultor de Beethoven, Carl Holz, para garantir uma mecha de cabelo do músico para sua esposa, Maria. Os cabelos chegaram alguns dias depois, supostamente de Beethoven, mas na verdade eram de uma cabra. Quando terminou a viagem, Halm trouxe o cabelo para Beethoven. O compositor ficou furioso porque seu amigo havia sido enganado, e prontamente cortou um pouco de cabelo e deu a ele, declarando-o genuíno.

Loucura.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!