Elvis Costello no MusiCares 2011
Foto de Elvis Costello via Shutterstock

Elvis Costello agora é um Cavaleiro da Ordem do Império Britânico.

O músico recebeu a honraria na última sexta-feira (07), e postou em seu site oficial uma nota onde fala sobre “a felicidade” em receber o título.

A notícia vem sob olhares tortos dos fãs já que, em suas letras, Costello costuma criticar o imperialismo do Reino Unido e sua política no geral. O cantor não deixou o fato passar batido ao falar sobre o título, tendo até discutido o assunto com sua mãe.

Leia a nota abaixo:

Eu comecei minha ligação dizendo à minha mãe que o Primeira Ministra, a Sra. May, encaminhou meu nome para uma O.B.E. ‘Mas ela é um lixo’, interrompeu Lillian antes que eu pudesse completar a notícia. Bem, isso estabelecido, eu disse: ‘Claro, eu não vou aceitar o título’. Eu não muito longe com essa afirmação. Escutei atentamente o argumento de minha mãe de que, se algo é merecido, você precisa ser gracioso ao aceitar. Então, como um bom rapaz, que gosta de fazer o que vai deixar sua mãe mais orgulhosa, eu sei que devo deixar velhas dúvidas e inimizades de lado e reunir a pouca graça que possuo.

Quando eu olhei para a lista de homenageados do passado; aqueles que aceitaram e aqueles que rejeitaram por motivos de crença ou rabugice, cheguei à conclusão de que talvez eu esteja mais perto de Eric Morecambe do que de Harold Pinter, como qualquer um que me ouviu tocar piano pode afirmar. Mesmo assim, é difícil receber qualquer coisa com o nome do ‘Império Britânico’ e tudo o que esse termo representa sem uma pausa para reflexão.

Seria uma mentira dizer que tenho qualquer senso de lealdade à Coroa, quanto mais noção do que é o Império. Eu costumava achar que uma grande mudança viria no futuro, mas quando alguém considera o tipo de pessoa que pode virar presidente, é o suficiente para fazer até o republicano mais duro ansiar por um cetro e um orbe. Para ser honesto, estou muito honrado ao receber esse reconhecimento por meus ‘serviços à música’, já que isso confirma a minha antiga suspeita de que ninguém realmente ouve as letras das músicas ou o resultado seria diferente.

Elvis Costello

O último disco do músico é Look Now, de 2018.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!