Pousada Fazenda Maristela
Foto: Pousada Fazenda Maristela/Divulgação

Seis anos depois de sua primeira edição, que contou com a participação dos cineastas hoje reconhecidos Aly Muritiba (Para Minha Amada Morta) e Caroline Leone (Pela Janela), o Residência BASE está de volta para promover projetos de Cinema, TV e Internet.

A partir de hoje (3), estão abertas as inscrições para a nova temporada do projeto, exclusivamente realizadas através de seu site. Os interessados, que precisam residir no Brasil e não podem ter realizado mais de dois longas-metragens, podem se inscrever até o próximo dia 23.

No total, serão 400 projetos recebidos, portanto, é importante não demorar a entregar a ficha de inscrição, juntamente com o argumento de filme, que deve ter entre seis e dez páginas. Após a análise do material, uma comissão julgadora selecionará candidatos para participarem da fase de entrevistas, que posteriormente resultará na escolha de sete projetos (ficção, documentário ou animação).

Gratuito, o programa visa estimular o diálogo entre os roteiristas ao promover rodas de conversas e trocas de experiências para que novos talentos do audiovisual possam desenvolver suas histórias da melhor maneira possível e com base em dicas de profissionais gabaritados do mercado.

Nesta edição, os selecionados ficarão hospedados, de 5 a 11 de Agosto, na Pousada Fazenda Maristela, em Tremembé, no interior de São Paulo, trabalhando em seus roteiros cinematográficos com a consultoria do cineasta Fabio Meira (As Duas Irenes e Bingo), além dos convidados roteiristas Bráulio Mantovani (Cidade de Deus e Tropa de Elite 2) e Carolina Kotscho (Dois Filhos de Francisco e Quebrando Tabu).

Residência Base

RESIDÊNCIA BASE from Saliva Shots on Vimeo.

O programa Residência BASE, que tem patrocínio do UOL e apoio da Pousada Fazenda Maristela, foi idealizado no início da década por Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes, a partir da inspiração em residências artísticas internacionais. Agora, o projeto conta também com a curadoria de Fernando Sapelli.

“Estamos vivendo um momento difícil no audiovisual e acreditamos que iniciativas que fortaleçam a base da cadeia são essenciais para a continuidade dos avanços conquistados. A experiência e resultados da primeira edição confirmam a necessidade dessas iniciativas”, disseram eles, por meio de nota divulgada à imprensa.

Assista neste link o vídeo da primeira edição do Residência BASE, realizada em uma casa nas montanhas em São Francisco Xavier (SP).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!