James Hetfield ouvindo heavy metal enquanto dirige
Foto: Reprodução/Instagram

Você dirige com mais ferocidade quanto está ouvindo aquele Heavy Metal?

Pois bem, segundo pesquisa da revista Auto Express e da instituição IAM Roadsmart, as pessoas tendem a dirigir com menos atenção quando estão ouvindo músicas mais “raivosas”.

No estudo, foi realizado um teste para saber como os diferentes tipos de música podem afetar os motoristas quando estão no volante, e os resultados mostram que o Metal leva quem está conduzindo o veículo ao nível extremo, enquanto a música clássica vai na direção oposta, relaxando até demais quem está dirigindo, o fazendo perder totalmente a concentração. Já a música pop parece ser o meio termo certo para investir quando se está dando um passeio de carro, pois ela deixa os motoristas concentrados, felizes e com a direção suave.

Para que este estudo fosse realizado, foram realizadas duas voltas numa pista de Grand-Prix ouvindo diferentes gêneros musicais no volume máximo. O resultado mostrou que ao ouvir Slipknot, o motorista teve uma dificuldade imensa para se concentrar no percurso que envolvia diversas curvas em um caminho que exigia manobras mais desafiadoras.

Porém isso não significa que você precisa banir o Heavy Metal enquanto dirige, pois o estudo também mostra que o verdadeiro fator que impacta a concentração é o volume da música, que quanto mais alto, mais sua atenção será desviada do percurso. Mesmo assim, eles aconselham a deixar o Metal e o celular de lado para evitar um acidente de trânsito.

Mau exemplo

Quem andou ouvindo — e cantando — heavy metal nas alturas enquanto dirige é James Hetfield.

O vocalista do Metallica compartilhou um vídeo onde canta “Ace of Spades”, do Motörhead, em seu carro. Que perigo, hein? Veja clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!