1Kilo/Divulgação
1Kilo/Divulgação

Nós já te contamos aqui sobre a série idealizada pela Agência Milk com o saxofonista Leo Gandelman Hip Hop Machine. Pois bem, ontem (24) saiu mais um episódio do projeto. Em seu terceiro lançamento, a série traz o coletivo 1Kilo cantando, junto com músicos jazzistas, os sucessos “Tenta Vir”, “Deixe-me Ir”, “Radin” e “Sensação”.

O projeto, com distribuição da Milk em parceria com a Altafonte, busca unir o rap e o jazz em performances diferenciadas com dez artistas. A cada semana, um deles é selecionado para gravar quatro faixas autorais em um EP lançado nas principais plataformas de streaming e acompanhado por vídeos disponibilizados no YouTube.

O primeiro a gravar foi o grupo Haikaiss, em seguida foi a vez de BK’ e agora chegou a hora do 1Kilo. “Um estilo é feito pro outro e forma um encontro sensacional. A ideia dessa mistura já vem sendo desenvolvida nos Estados Unidos e em outros país há algum tempo. Na década de 1990 teve seu auge, mas logo depois foi esquecida. Com o avanço do hip hop, que hoje é um dos ritmos mais ouvidos no mundo, a prática voltou”, afirma Leo, que assina a direção artística do projeto junto com Bruno Costa.

O saxofonista conta que teve a ideia para o projeto depois de assistir ao documentário da Netflix Quincy (2018), que narra a vida e obra do lendário cantor e produtor de discos e de cinema Quincy Jones.

Hip Hop Machine

Em Hip Hop Machine, as novas versões são capturadas por uma câmera em movimento, tendo por objetivo transportar o público para dentro da sessão de estúdio. “O improviso é o maior legado da música americana. Jazzistas como Charlie Parker e John Coltrane trouxeram a atitude para o gênero, o que significava criar o que está dizendo ao mesmo tempo em que se está fazendo. O improviso transcendeu o jazz e chegou ao rap”, observa Leo Gandelman, que já pensa em uma segunda temporada para a série.

Os próximos artistas a terem seus episódios disponibilizados serão (não necessariamente nesta ordem): Baco Exu do Blues, Karol Conka, 3030, Luccas Carlos, Gabz, Delacruz e BNegão.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!