Racionais MCs - Mano Brown
Foto por Stephanie Hahne

Em Outubro de 2018, durante a corrida presidencial brasileira, um vídeo de Mano Brown fazendo duras críticas ao PT (Partido dos Trabalhadores) viralizou. O discurso aconteceu durante um comício do próprio partida, na campanha de Fernando Haddad, e repercute até hoje internet a fora.

Agora, o rapper declarou em entrevista recente que se arrepende do que falou, chamando sua fala de “navalha na carne”.

Leia:

Eu tive vários sentimentos em relação àquilo. Até de arrependimento, não vou mentir. Lógico que ali foi uma navalha na carne, doeu em mim também. Eu não sou do PT. Eu sou da ideia. Não sou filiado ao PT, não recebo nada do PT, entende? Nunca quis e não é para isso que eu fiz nada. O rap não está aí para viver do dinheiro do governo, seja lá quem for, nem do PT, nem que fosse do Che Guevara, nem que fosse Malcolm X presidente. Nosso movimento não pertence à direita nem à esquerda.

Brown ainda continuou, falando do caos nas épocas das eleições e o “terror” durante as campanhas de Haddad e Jair Bolsonaro durante o segundo turno.

Vi amigos e amigas que tiveram crise de pânico às vésperas daquela eleição. Como um candidato a presidente pode gerar tanto pânico em pessoas assim? O que é isso, o que está acontecendo? Tinha uma campanha de terror dos dois lados. Quem assustava mais venceria a eleição.

Durante a conversa (via UOL), o rapper voltou a citar uma foto onde aparece abraçado com o ex-presidente Lula e Chico Buarque, que gerou uma onda de ódio na internet. Brown diz ter se sentido “sozinho” quando foi atacado por membros da direita, se considerando minoria dentro da esquerda.

Já sobre Lula, Mano Brown disse:

Acho [que ele foi preso de forma injustiçada]. Não tenho provas, não sou investigador, não sou advogado, nem tenho procuração e autoridade para falar sobre isso. Falo como simpatizante da ideia. Pode soar leviano, inclusive, como muitas vezes sou leviano fazendo comentário de coração aberto. Eu não sabia que era visto como um monstro. Eu falo como cidadão, mas o que eu falo soa como uma monstruosidade.

Mano Brown

Falando sobre música, Mano Brown volta a se apresentar com o Racionais MC’s em breve.

Clique aqui para saber mais sobre a turnê de 30 anos do grupo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!