São Yantó & Chicão
Foto: Gustavo Lemos

Dando continuidade ao seu interessante projeto de lançamento de cinco EPs, a dupla São Yantó & Chicão disponibilizou recentemente o segundo EP. Intitulado [EDU & VINICIUS], o lançamento conta com releituras de canções raras compostas pela dupla Edu Lobo e Vinicius de Moraes.

Não estamos falando de clássicos como “Arrastão” ou “Zambi”. A dupla mergulhou na história de Edu e Vinicius ao se deparar com um especial do programa Rádio Cultura.

As duas músicas homenageadas são, de fato, menos conhecidas. Uma delas é “Só Me Fez Bem“, parceria composta no início dos anos 60, ainda sobre forte influência da bossa nova e antes de Lobo assumir uma postura mais político-social.

Já a outra é “Labirinto“, composta para a trilha sonora da peça Deus Lhe Pague, de 1970. Sobre o achado, Yantó conta:

Fui buscar na internet e não achei quase nada pra ouvir, nem no YouTube, nem nas plataformas de streaming. Depois de muito procurar, encontramos um vinil, que se não me engano era vendido no fim da própria peça. E foi de lá que tiramos a canção ‘Labirinto’, que na peça era cantada pela maravilhosa Marília Pera.

Ainda restam três EPs a serem lançados pela dupla. A divulgação das novas músicas está sendo feita através de uma turnê de shows gratuitos pelas ruas do estado de São Paulo.

Fica a dica!

 

Clube dos Bagres

Clube dos Bagres
Foto: Eduardo Berdu

Blues, folk e rock psicodélico pautam o álbum de estreia homônimo do Clube dos Bagres. Encabeçado pelo músico Bruno Morabati, o projeto busca uma sonoridade tropical ao brincar com estéticas de várias influências.

Morabati já dividiu palco com nomes como Alceu Valença e Otto, e tem em seu currículo os trabalhos de sua antiga banda Projeto Paiero. “Para além do ego, ao mesmo tempo que é ‘só mais um disco’, ele é um álbum necessário. Fazer arte, fazer música, é necessário, é urgente”, reflete o músico.

Confira abaixo o álbum na íntegra:

 

Luiza & Pedro

Luiza & Pedro
Foto: Bel Junqueira

Luiza Sales e Pedro Carneiro Silva se conheceram quando davam aulas em um instituto de música na Índia. Lá, tiveram a ideia de criar a dupla Luiza & Pedro, mas não tardou muito para botarem o projeto em prática ao voltarem para o Brasil. Em 2017, lançaram o primeiro álbum Versos do Capitão. No ano seguinte, fizeram shows em diversos países europeus.

Agora, eles voltaram às inéditas com o lançamento do EP Gostaria Te Encontrar. São três faixas autorais, e mais duas composições de outros artistas. As faixas são resultado da vivência internacional da dupla, com muitas experimentações e influências.

Confira abaixo o EP e uma performance em vídeo da faixa-título:

 

Alteris

Alteris
Foto: Yasmin Prado

Mais uma baita estreia! A banda fluminense Alteris lançou recentemente o seu aguardado EP de estreia, intitulado AMI.

Após dar um gostinho do que estava por vir com as faixas “Salamandra“, “Bom Ou Ruim” e “A Revolução Interna“, o EP foi completado finalmente graças às novas “Cada Um” e “Falsos Laços“, que são o desfecho do lançamento. As letras refletem sobre a existência humana, ao falarem sobre desejos, individualismo e visões de mundo.

Um dos fios condutores do álbum é a ideia de que precisamos nos conhecer. “O nome do álbum já traz bastante isso. AMI é expressão em tupi-guarani utilizada para definir a aranha que não tece teia. No conceito do álbum, a aranha somos nós humanos e a teia as relações interpessoais. Precisamos urgentemente começar a tecer essa teia”, conta o vocalista João Barros.

Já em termos sonoros, a banda mistura indie e psicodelia com influências da música latina. O resultado é um som orgânico que transmite muito bem a experiência ao vivo de um show da banda.

Confira:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!