Modernas Ferramentas Científicas de Exploração
Foto por Thiago R. Passos

Modernas Ferramentas Científicas de Exploração é uma banda de Florianópolis que (além de um baita nome) faz música experimental das boas aliando elementos orgânicos a toques eletrônicos.

Quando lançou seu mais recente álbum, Mfce1, em 2017, a banda já não tinha mais Leonardo Travassos na sua formação, e contou com Yusanã Mignoni (teclados e programação), se juntando ao guitarrista Daniel Postal (Los Desterros e ex-Orquestra Manancial da Alvorada).

Foi aí que começou o processo de composição das faixas que estariam no EP EXT, lançado no último dia 06 de Maio em todas as plataformas digitais.

“Metrópole”, canção do trabalho, ganhou um clipe oficial dirigido e editado por Thiago R. Passos, com imagens da equipe do programa Antropofonia, do curso de Cinema da UFSC, e participação do artista visual Nícolas Haverroth.

O vídeo mostra uma Florianópolis diferente da que as propagandas turísticas mostram por aí e reflete bem o momento em que a banda se encontrava quando gravou o trabalho.

Nova formação

Já preparando um outro EP para 2019, o MFCE é agora um trio, já que conta com o retorno de Leonardo Travassos (baixo e guitarra), e o próprio grupo falou que isso permite explorar novas sonoridades, principalmente ao vivo.

Ao falar sobre isso, Mignoni declarou:

Nunca pensamos como seria tocar ao vivo, o importante era ter umas músicas legais. Agora o que é instrumento tocado é tocado, para ficar mais claro para o público. O que faço é bem eletrônico mesmo, sem fingimento. Nesse segundo disco trouxemos as problemáticas do palco para o processo de composição da banda. As quatro músicas são com bateria 100% eletrônica, brincamos com o house, o dubstep, mas não chega a ser música de pista. Com a volta do Leo teremos mais liberdade para explorar no show, trocar os instrumentos, para não ficar uma mímica do que é o disco.

Floripa Jazz

No dia 18 de Maio, mais conhecido como amanhã, vai rolar o Floripa Jazz, na incrível Célula Showcase. O Modernas Ferramentas Científicas de Exploração irá tocar ao lado do ATR e do Guizado, em uma noite repleta de música boa.

Você pode encontrar mais informações sobre o evento incrível que ainda terá nomes como Céu, Yangos e Yamandu Costa por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!