A Tribe Called Queijo
Fotos: Divulgação / Shutterstock

Não, você não leu errado. Música realmente influencia no sabor de um alimento!

Tudo começou com um experimento científico de pesquisadores suíços que queriam estudar sobre a influência de ondas de som no sabor de um queijo. Para realizar o estudo, foram utilizadas rodas de queijo emental (aquele que conhecemos como “suíço”). As peças foram todas processadas da mesma maneira pelos mesmos agricultores, para garantir que estivessem em condições semelhantes.

As rodas foram armazenadas em diferentes caixas de madeira durante seis meses, e cada peça foi submetida a um tipo diferente de som. Os experimentos tiveram em sua trilha sonora músicas como “The Magic Flute” (Mozart), “Stairway to Heaven“, (Led Zeppelin) e “Jazz (We’ve Got)” (A Tribe Called Quest).

Cada um dos gêneros em questão configuram tipos diferentes de distribuição de ondas de som, com suas respectivas melodias e tempos. Uma das rodas de queijo, para os fins de comparação, não foi exposta a nenhum tipo de som.

O veredito

Ao final do tempo de “confinamento”, os queijos amadurecidos foram analisados por profissionais do ramo alimentício. Eles concluíram que as peças expostas à música ficaram com um sabor diferente comparadas à peça que não teve influência de sons.

Dentre todas as amostras do experimento, uma ganhou mais destaque por ter apresentado sabor e cheiro mais fortes. Era a peça exposta ao hip-hop do A Tribe Called Quest. Chefes de cozinha, políticos e artistas que tiveram a oportunidade de provar cada peça chegaram à mesma conclusão.

Isso levou ao veredito de que frequências sonoras mais baixas (como os graves que caracterizam grande parte das canções de hip-hop) ajudaram o alimento a desenvolver um gosto mais agradável.

A equipe responsável tem a próxima missão de criar um estudo comparativo entre queijos expostos ao som de hip-hop e não expostos a nenhum tipo de música. O objetivo é aprofundarem seus estudos sobre a influência das ondas sonoras.

E aí? O que achou? Que tal tentar fazer seu queijo ouvir mais música? Deixe sua opinião nos comentários!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!