Estudo indica que 1999 foi o ano mais rentável para a venda de música

Um novo estudo avaliou os últimos 30 anos na indústria musical e surgiu com resultados que podem impressionar, como a relevância do vinil nos dias de hoje.

Discos de Vinil em loja
Foto de discos de vinil via Shutterstock

Um estudo recente feito dos últimos 30 anos no mercado musical trouxe resultados interessantes.

O Chartrdaily, um site que analisa dados da indústria e cria infográficos com eles, divulgou nos últimos dias uma pesquisa sobre a venda de música nas últimas três décadas.

Além de constatar o óbvio sobre a queda monetária após a entrada do streaming na jogada, o site ainda divulgou que o ano de 1999 foi o mais rentável de todos. Foram mais de 21 bilhões de dólares lucrados, algo em torno de 82 bilhões de reais, apenas nos Estados Unidos.

A informação é curiosa, já que 1999 é justamente o ano de criação do Napster, a plataforma de downloads que mudou para sempre o mercado e ditou o clima dos próximos anos. Vale lembrar que foi esse o site processado por Lars Ulrich, do Metallica, por distribuição ilegal das músicas da banda.

O estudo ainda mostra que a venda de discos de vinil representa apenas 5% dos lucros atuais na indústria — uma surpresa, já que o boom da mídia no mercado vem chamando atenção nos últimos anos.

Confira os gráficos completos abaixo.

LEIA TAMBÉM: Indústria da música tem maior crescimento anual desde 1997

https://www.instagram.com/p/BxIHYgrhnxC/