Discos de Vinil em loja
Foto de discos de vinil via Shutterstock

Um estudo recente feito dos últimos 30 anos no mercado musical trouxe resultados interessantes.

O Chartrdaily, um site que analisa dados da indústria e cria infográficos com eles, divulgou nos últimos dias uma pesquisa sobre a venda de música nas últimas três décadas.

Além de constatar o óbvio sobre a queda monetária após a entrada do streaming na jogada, o site ainda divulgou que o ano de 1999 foi o mais rentável de todos. Foram mais de 21 bilhões de dólares lucrados, algo em torno de 82 bilhões de reais, apenas nos Estados Unidos.

A informação é curiosa, já que 1999 é justamente o ano de criação do Napster, a plataforma de downloads que mudou para sempre o mercado e ditou o clima dos próximos anos. Vale lembrar que foi esse o site processado por Lars Ulrich, do Metallica, por distribuição ilegal das músicas da banda.

O estudo ainda mostra que a venda de discos de vinil representa apenas 5% dos lucros atuais na indústria — uma surpresa, já que o boom da mídia no mercado vem chamando atenção nos últimos anos.

Confira os gráficos completos abaixo.

LEIA TAMBÉM: Indústria da música tem maior crescimento anual desde 1997

https://www.instagram.com/p/BxIHYgrhnxC/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!