Katherine Langford em 13 Reasons Why
Foto: Divulgação/Netflix

13 Reasons Why parece estar mesmo tendo um impacto negativo entre os jovens, e agora um estudo foi feito para provar esta teoria.

Quando lançada em Março de 2017, a série da Netflix foi duramente criticada pela possibilidade de incitar o suicídio entre adolescentes. A trama gira em torno de Hannah Baker (Katherine Langford), uma jovem que tira a própria vida e planeja sua “vingança” com fitas sobre vários de seus colegas de escola. Cada um deles é apontado como um possível motivo para o ato.

A publicação Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry divulgou nesta segunda-feira (29) uma pesquisa que mostra um aumento de 28.9% nos suicídios de jovens com idades entre 10 e 17 anos. Apenas em 2017, foram 195 mortes a mais do que o registrado de acordo com o histórico. O mês de Abril, logo após o lançamento da série, bateu o recorde de casos em 19 anos.

Os pesquisadores alertam, entretanto, que este não é o único gatilho para a onda de suicídios, mas sim uma correlação ao caso. Lisa Horowitz, coautora da pesquisa, declarou:

Os resultados deste estudo buscam aumentar a conscientização de que os jovens são particularmente vulneráveis à mídia. Todas as áreas, incluindo a mídia, precisam tomar cuidado para serem construtivas e conscientes sobre tópicos que se relacionam às crises de saúde pública.

Já Jeff Bridge, autor principal do estudo, completou falando de outro fator que pode levar a comportamentos suicidas:

Os criadores da série intencionalmente exibiram o suicídio de uma personagem principal. Foi uma exibição bem gráfica de uma morte [dessa forma].

O estudo mostra ainda que os casos são mais comuns entre garotos do que garotas.

Em resposta, a Netflix declarou que está “analisando a pesquisa”, completando: “esse é um tópico criticamente importante e temos trabalhado duro para ter certeza que estamos lidando com este assunto sensível de forma responsável.”

Depois das críticas, a plataforma de streaming passou a incluir um aviso antes do primeiro episódio de cada temporada — até agora são duas. Ao fim dos episódios também há um recado dos atores indicando o site 13reasonswhy.info, onde é possível pedir ajuda.

A terceira temporada de 13 Reasons Why deve chegar ainda este ano.

Procure Ajuda!

Se você passa por problemas de saúde mental e gostaria de procurar algum tipo de ajuda, conheça o trabalho do CVV – Centro de Valorização da Vida.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

O número de telefone para entrar em contato com eles é 188. Você pode conferir a lista de estados disponíveis clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!