Elza Soares e Zeca Camargo na Rio2C 2019
Foto: Divulgação / Rio2C

Considerado o maior evento de criatividade e inovação da América Latina, a Rio2C, ou Rio Creative Conference, foi realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de Abril, reunindo milhares de profissionais e entusiastas do mercado audiovisual e da música no Brasil e no mundo.

Com mais de mil convidados ao longo de uma extensa e interessante programação, a feira apontou as principais tendências e consumo na indústria do cinema, TV, ciência, tecnologia e música. Dividida em três campos (mercado, conferência e festival), a Rio2C foi um belo espaço de convergência entre investidores, produtores audiovisuais, criadores de conteúdo e o público leigo.

Os visitantes do evento puderam acompanhar diversas atrações como exibições de filmes, palestras, debates e pitchings em seis áreas: Grande Sala Rio2C, Teatro de Câmara Petrobras, BrainSpace, Casa das Marcas, Sala de Audiovisual e Sala de Inovação Oi.

Também havia muitos stands espalhados pela Cidade das Artes voltados para que empresas e organizações ligadas ao setor como Globo, Semp TCL, WeWork, Firjan e Spcine, desenvolvessem experiências que convidassem o público à interação.

Programação Recheada

Entre os destaques durante a feira tivemos oportunidades como o painel na quarta-feira (24) com Charlie Brooker e Annabel Jones, produtores executivos de Black Mirror; as palestras de João Mesquita, diretor geral da Globoplay, na quinta (25), e de Kondzilla, na sexta (26); a sala de roteiristas com Porta dos Fundos (apresentada por Fábio Porchat e Antonio Tabet), no sábado (27), assim como o painel de Quebrando o Tabu no mesmo dia; e a apresentação do Choque de Cultura no domingo (28).

Música

Além disso, fãs de música tiveram grandes oportunidades em duas frentes, tanto para quem gosta de mergulhar no mercado e entender como as marcas, cada vez mais importantes para a música, estão se relacionando com os artistas, quanto para quem é fã de boa música ao vivo.

No primeiro caso, por exemplo, tivemos um painel sobre relações duradouras entre marcas e artistas que contou com representantes de Bradesco, da Agência Y&R e de Fióti, da Lab Fantasma. Juntos, eles mostraram uma campanha realizada pela Y&R para a TNT com nomes ligados à Lab Fantasma, deixando bem claro que quando as duas partes pensam de forma similar, parcerias incríveis acontecem entre marcas e artistas sem que alguém saia perdendo.

 

Louis Black, SXSW, Heitor TP, Elza Soares e mais

Saindo puramente do mercado, outras oportunidades incríveis deram as caras na Rio2C para quem esteve no evento.

Louis Black, um dos fundadores do festival SXSW, participou de um painel e deu entrevista coletiva ressaltando que o evento começou há longas décadas porque ele e seus amigos, Punks, queriam dar voz a pessoas que não eram abraçadas pela indústria.

Ele ainda ressaltou que o Brasil tem um potencial imenso para não apenas fomentar e divulgar sua cultura como para ganhar dinheiro com isso.

Outro nome de destaque na Rio2C 2019 foi Heitor TP: o músico brasileiro já tocou no Simply Red e há algum tempo faz trilhas sonoras para filmes de Hollywood.

Entre os títulos estão, nada mais, nada menos do que Meu Malvado Favorito e Angry Birds, e em um painel delicioso, ele mostrou como faz suas composições a partir de instrumentos clássicos e as transforma em trilhas poderosas.

A Grande Sala Rio2C ainda recebeu encontros como um com nomes de diferentes gerações do Hip Hop: Marcelo D2, Baco Exú do Blues, Xamã e Delacruz foram entrevistados por Zé Ricardo, programador da parte musical do evento (e responsável pelo Palco Sunset no Rock In Rio), a respeito dos seus processos de composição e o que o Hip Hop representa hoje em dia.

No mesmo local, Zeca Camargo recebeu a lendária Elza Soares, aplaudida de pé desde a sua chegada, para um bate papo sobre a vida de uma das cantoras mais influentes do país.

Os dois estão lançando uma biografia da cantora e abordaram diversas questões do livro no processo.

 

RIOgaleão Pitching Show

Por fim, quem queria ver música ao vivo também teve um prato cheio na Rio2C.

19 nomes foram selecionados para se apresentarem no RIOgaleão Pitching Show, tocando para uma plateia formada por nomes da indústria da música.

Jota Pê, Rashid, Martins, Auri, Jesuton, Gabz e mais fizeram bonito e nós falaremos mais a respeito em um novo post nos próximos dias.

https://www.instagram.com/p/BwpidG8A_F-/

Números da Rio2C

Este foi o segundo ano da Rio2C que anteriormente, por sete edições, recebeu o nome de RioContentMarket.

Em 2019, mais de 25 mil pessoas passaram pela Cidade das Artes durante os seis dias de evento, com 415 painéis, 1.020 palestrantes e 780 horas de conteúdo.

A organização do evento estima que terá um aumento de 20 a 25% no impacto econômico em relação a 2018, quando os números giraram perto de 200 milhões de reais.

Edição 2020

A edição de 2020 está confirmada e já tem até data de início: 05 de Maio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!