Discos de Vinil em loja
Foto de discos de vinil via Shutterstock

Quem acompanha de perto a evolução da indústria da música já deve ter notado que o vinil está de volta pra valer.

Enquanto a distribuição digital continua alcançando patamares ainda mais impressionantes, o método “old school” de saborear nossos álbuns favoritos vem conquistando uma parcela considerável de amantes de música.

Nos Estados Unidos, a Nielsen Music revelou um novo recorde de vendas de discos de vinil no país — marcando o 13º ano seguido de crescimento.

No entanto, a confecção e a distribuição do vinil ainda não são acessíveis para muitos artistas, principalmente as bandas menores que não possuem muito dinheiro para bancar o investimento e/ou não entendem todo o processo burocrático.

Bandcamp no mundo analógico

Agora, a plataforma independente de música digital Bandcamp está entrando no jogo para prestar auxílio às bandas de sua plataforma através de um novo serviço que funcionará como uma espécie de Kickstarter.

Nele, os grupos poderão criar campanhas para arrecadar os fundos necessários para a prensagem dos discos. Se um número suficiente de pessoas estiverem interessadas o suficiente em ter um disco em formato físico, o próprio Bandcamp cuidará da fabricação, embalagem e distribuição do produto final.

Os artistas continuarão tendo direitos sobre os discos vendidos e decidirão o preço e design do trabalho. Josh Kim, um dos executivos da plataforma, falou sobre os incentivos por trás da ideia para a Billboard.

Ainda existem muitos artistas que querem fazer a prensagem em vinil mas não fazem isso por conta de todos os desafios que existem. Nós achamos que isso é infeliz tanto para os fãs que querem colecionar esses discos entusiasticamente e também para os artistas que estão perdendo essas vendas em potencial.

Embora o serviço ainda não esteja disponível, campanhas-piloto já foram iniciadas com vários músicos da plataforma, como o trompetista Christian Scott aTunde Adjuah, a guitarrista francesa Juliette Jade e a banda australiana de black metal Mesarthim.

Você pode conferir mais informações sobre o serviço através do site da empresa.

LEIA TAMBÉM: Bandcamp irá abrir loja de discos e espaço de shows na Califórnia

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!