Gabriel, o Pensador no Lollapalooza Brasil 2019
Foto de Stephanie Hahne

Quando Gabriel, o Pensador foi anunciado como uma das escolhas para o lineup do Lollapalooza Brasil 2019, foi difícil ignorar a relevância da obra do artista para o momento político atual do país.

A carreira do rapper começou em 1992 com “Tô Feliz – Matei o Presidente”, uma canção agressiva sobre os escândalos envolvendo o então presidente Fernando Collor poucos dias antes de seu processo de impeachment ser concluído.

Agora, quase 30 anos após a estreia bombástica, Gabriel decidiu iniciar sua apresentação no Lolla com a versão atualizada de “Matei o Presidente”, que contém diversas menções ao ex-presidente Michel Temer e ao atual presidente Jair Bolsonaro.

A performance ditou o rumo do show, que contou com todos os hits do músico e várias participações especiais. A banda de Gabriel é incrivelmente talentosa, emendando canções de forma perfeita e embalando o público com muita energia nas primeiras músicas.

Após uma série de hits que terminou em “Cachimbo da Paz”, Gabriel decidiu homenagear o Charlie Brown Jr. com uma versão para “Zóio de Lula” e logo depois, acompanhado de Taís Alvarenga, tocou a canção “Fé Na Luta” — que utiliza um trecho de “Dias de Luta, Dias de Glória”.

Depois disso, o show contou com participação de Amanda Coronha cantando “Deixa Queimar” — a canção mais recente do rapper –, uma batalha de rap entre os membros da banda e fechou com mais uma série de hits do músico.

Para encerrar sua apresentação, Gabriel emendou “Astronauta”, “2,3,4,5,meia,7,8” e “Até Quando?” e recebeu uma recepção acalorada do público, que cantava todas as palavras e mostrou que a obra do músico continua, para o melhor e para o pior, extremamente relevante após décadas.

No final das contas, Gabriel, o Pensador foi a escolha perfeita de veterano para comandar a ala de rap do Lollapalooza. Esbanjando experiência, o músico comandou a enorme plateia com maestria e mostrou um posicionamento firme que se mostra cada vez mais essencial para a situação política atual.

Setlist:

1. Tô feliz (matei o presidente) – Parte 2
2. FDP³ / Chega
3. Patria que me Pariu
4. Linhas Tortas
5. Cachimbo da Paz
6. Zóio de Lula (cover de Charlie Brown Jr.)
7. Fé na Luta (com Taís Alvarenga)
8. Deixa Queimar (com Amanda Coronha)
9. Batalha de Rap
10. Palavras Repetidas
11. Surfista Solitário
12. Retrato de um playboy – parte II
13. Rap do feio
14. 2,3,4,5,meia,7,8
15. Astronauta
16. Até Quando?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!