Mercado da Música
Foto da indústria da música via Shutterstock

A IFPI (International Federation of the Phonographic Industry) divulgou seu relatório global sobre o mercado musical em 2018.

De acordo com o documento, a indústria cresceu 9,7% em vendas, atingindo um valor de 19 bilhões de dólares — aproximadamente 73 bilhões de reais –, sendo o ano de maior crescimento no ramo desde 1997.

47%, quase metade do lucro, veio do streaming, que cresceu aproximadamente 34%. De acordo com o documento, até o final de 2018 havia 255 milhões de pagantes usando serviços de streaming como Spotify, Apple Music, Deezer e mais. Por conta disso, a venda de discos caiu 10.1%, enquanto os downloads caíram 21.2%.

O destaque fica com a América Latina, principalmente o Brasil e México, que foram dois dos países que mais consumiram música em 2018. A Ásia e a Austrália cresceram na venda de música física e downloads, já a Coreia do Sul viu um aumento de 18% — muito por conta do fenômeno K-pop.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!