Capa de Paris (Baco Exu do Blues)

Desde sua aparição, o rapper baiano Baco Exu do Blues chama cada vez mais a atenção da cena hip-hop brasileira, sempre com novidades na manga. Após ter lançado o excelente Bluesman no fim do ano passado, chegou o momento de Baco disponibilizar um novo single.

Intitulada “Paris“, a música teve produção da dupla DKVPZ, que também trabalhou no álbum anterior. São beats leves com a ideia de prestar atenção na história que o rapper está prestes a contar.

Em termos estéticos, a música lembra “Sinfonia do Adeus“, lançada pelo baiano no início de 2018. Mas agora, ao invés de lamentar uma perda, é lamentada uma existência não satisfatória.

Não se sabe se Baco versa sobre si mesmo ou se inventou um personagem. No entanto, vemos uma letra sincera que entrega uma mistura de lamento com o sentimento de se sentir vazio.

O personagem é o artista que se esforçou para conseguir o merecido sucesso, mas cuja fama e dinheiro não foram suficientes para que ele pudesse se sentir emocionalmente completo. “Eu pus o dedo no gatilho. Dessa vez não mirei nenhum inimigo: o problema é comigo,” conta o refrão da canção.

 

“O que você quer de mim, merda?”

A pegada emotiva da canção é bilíngue. Isso porque, no início e no fim de “Paris”, percebemos a presença de versos recitados em francês. As vozes são dos artistas Loïc Koutana e Yannick, que aparecem abraçados na capa do single.

Os diálogos remetem à pressão por cobranças sociais. “O que você quer de mim, merda?”, exalta-se o personagem de Koutana. Um dos personagens tenta dar suporte ao outro, que está passando por um momento emocionalmente difícil.

O interessante é que, mesmo que você não entenda um pio de francês, é fácil de se sensibilizar com o evidente choro de um dos componentes do diálogo. A música é encerrada com uma frase que, apesar de comum, é tocante e reflexiva: “Você não está sozinho”. Isso explica o abraço consolador e de alívio na brilhante capa.

Ouça a nova música de Baco Exu do Blues logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!