Rey e Kylo Ren (Star Wars)
Foto: Divulgação

Sempre sonhou em ser um Jedi e derrotar seus maiores inimigos em um baita duelo de sabres de luz, como em Star Wars? Bom, agora você pode viver mais ou menos essa vida aí.

A França passou a considerar a “luta” como um esporte oficial e competitivo, sendo uma vertente da esgrima. A Federação Francesa de Esgrima tomou a decisão e passou até a fornecer espaços para que treinadores (ou os mestres Jedi?) possam se qualificar — ou seja, a coisa é séria.

O esporte tem regras claras: são duelos de três minutos, onde os concorrentes usam protetores no corpo, assim como na esgrima, e precisam atingir 15 pontos para ganhar.

O motivo para a oficialização do duelo, entretanto, é nobre. A Federação está preocupada com a saúde dos jovens, que estão cada vez mais inertes, e quer aproximar o esporte dos adolescentes e crianças de alguma forma. Serge Aubailly, secretária da Federação, disse:

Com os jovens de hoje, isso é um problema de saúde de verdade. Eles não fazem nenhum esporte e apenas exercitam seus dedões. Está ficando difícil de [persuadi-los] a fazer um esporte que não envolva sair do sofá e brincar com os dedões. É por isso que estamos tentando criar um vínculo entre nossa disciplina e as tecnologias modernas, então participar de um esporte parece natural.

Legal, né? Quem sabe a coisa não vira oficial aqui no Brasil também.

Star Wars

Vale lembrar que, no dia 19 de Dezembro deste ano, Star Wars: Episódio IX estreia nos cinemas do mundo inteiro e encerra a trilogia atual da franquia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!