Pantera Negra (Metacritic,Filmes)
Foto: Divulgação

Sair da zona de conforto é a melhor dica para expandir os seus conhecimentos e habilidades. Isso vale para tudo na vida, e inclui música.

Ao ser chamado para ser o responsável pela trilha sonora do filme Pantera Negra, o compositor Ludwig Göransson se comprometeu a entregar um resultado o mais próximo possível da realidade africana.

Quando leu o roteiro do filme, seu primeiro pedido foi uma viagem para a África, para que pudesse realizar uma imersão na cultura local, objetivando melhor transportar o continente para o longa.

“Quando se destaca o ritmo, há muitos significados”

A trilha do filme claramente nos prende por seu ênfase nas percussões. Não à toa, ao vermos o longa, este é um dos elementos musicais que mais se encaixam nas cenas.

De acordo com o baterista Magette, a percussão, ao longo da narrativa do filme, chama a atenção para momentos enfáticos. “Quando se destaca o ritmo, há muitos significados”, explica o músico. Ao longo do filme, cenas marcadas por momentos de celebração, encontros ou até mesmo de morte, têm a presença massiva de percussão.

Göransson contou que a trilha do filme teve três grandes influências. Além da música tradicional africana, algumas produções pop modernas influenciaram as canções. A música orquestral também teve grande presença. A gravação, feita nos estúdios da Abbey Road, contou com uma orquestra com cerca de 1000 músicos.

A principal parada da viagem do compositor foi em Senegal. Lá, Göransson teve contato com vários músicos locais, inclusive com o cantor Baaba Maal. O músico gravou vocais para a trilha, imergindo ainda mais as composições na realidade cultural africana.

Oscar

Pantera Negra concorre ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. O filme disputa com trilhas compostas por Terence Blanchard (por Infiltrados Na Klan), Marc Shaiman (por O Retorno de Mary Poppins), Alexandre Desplat (por Ilha dos Cachorros) e Nicholas Britell (por Se a Rua Beale Falasse). É a primeira indicação de Göransson. Tirando ele e Blanchard, os outros três já tiveram indicações anteriormente.

Em paralelo, Kendrick Lamar e SZA concorrem à categoria Melhor Canção Original com “All The Stars”, enfrentando a favorita “Shallow“, de Nasce Uma Estrela. Além dessas, Pantera Negra concorre a outras cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção de Arte. A cerimônia acontece no próximo dia 24 (domingo).

Na conta oficial do filme no Twitter, foi publicado um vídeo com esses e outros detalhes sobre a trilha do filme. Confira abaixo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!