Dinosaur Jr.

“Over Your Shoulder”, uma canção lançada pelo Dinosaur Jr. em 1994, acaba de virar um hit no Japão — mas ninguém sabe exatamente o porquê.

A Billboard do Japão divulgou sua nova lista das músicas em alta no país e muitas pessoas se surpreenderam que a faixa do grupo de rock alternativo estreou em primeiro lugar na categoria de “canções estrangeiras” e chegou na posição de número 18 na lista geral — ficando na frente de nomes como Ariana Grande e Queen.

A maior parte das reproduções de “Over Your Shoulder” veio do YouTube, segundo a empresa, alcançando uma marca de 8 milhões de visualizações na última semana.

Embora o motivo por trás do sucesso ainda não tenha sido esclarecido, alguns fãs japoneses explicaram que a faixa foi recentemente utilizada em uma série popular no país chamada Gachinko Fight Club.

Como aponta a Pitchfork, “Over Your Shoulder” nunca chegou a ser lançada oficialmente pelo Dinosaur Jr. como um single, e nem recebeu algum tipo de relançamento no Japão recentemente. Ela também não apareceu em nenhum filme popular, trilha sonora ou em algum meme. A Billboard não conseguiu encontrar a origem das 8 milhões de visualizações.

“A resposta mais provável é que algum usuário desconhecido fez o upload de um vídeo ou vários vídeos utilizando essa música, que então foram vistos várias vezes para justificar a entrada dessa música no ranking”, diz o relatório da Billboard.

Sem dúvidas, é um acontecimento bizarro. Mas como a música é boa, nem dá pra reclamar, né?

LEIA MAIS: A parada de Rock da Billboard explica bem o estado atual do gênero

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!