Indústria da música
Foto de mesa de som via Shutterstock

Uma iniciativa muito interessante está visando incluir mais mulheres em cargos de produção e engenharia musical nos EUA.

O projeto Task Force on Diversity, da Recording Academy (Grammy), anunciou nesta sexta-feira (01) uma espécie de abaixo-assinado com mais de 200 artistas, empresários do ramo e gravadoras que pedem por mais mulheres na indústria.

A iniciativa pede que, para cada projeto de gravação em estúdio, sejam considerados pelo menos dois cargos com mulheres.

Tina Tchen, uma das responsáveis pelo projeto e que já trabalhou ao lado de Michelle Obama, declarou:

A indústria da música está em uma encruzilhada e o progresso não acontecerá por si só. Não há mágica para mudar um status quo que existe há séculos, mas vemos essa iniciativa como um passo importante. Sabemos que a mudança requer um comprometimento real com a contratação intencional e o fornecimento de treinamento e orientação consistentes às jovens. Não estamos aqui para dizer a quem contratar, mas temos visto repetidamente que o simples ato de garantir que os diversos candidatos sejam sempre vistos e considerados aumenta a probabilidade de que as mulheres tenham as oportunidades anteriormente negadas. É um passo que todo mundo pode dar, que pode ajudar muito a catalisar mudanças importantes que estão atrasadas nessa indústria.

Nomes que assinaram para colocar a iniciativa em ação incluem Justin Bieber, Brandi Carlile, Chance the Rapper, Mary J. Blige, Lady Gaga, Ryan Adams, Pharrell, Ryan Tedder, Quincy Jones, Yann Huff, Max Martin e mais. As gravadoras Warner Music Group, Universal Music Group, Capitol Records, Republic Records, RCA Records e Sony/ATV Music Publishing, entre outras, também estão apoiando.

Para auxiliar na propagação do projeto, o Grammy criou um website com diversas informações sobre mulheres que trabalham na indústria. Confira clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Alicia Keys será a apresentadora do Grammy em 2019; vídeo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!