Phillipi e Rodrigo lançam clipe psicodélico de Retrogrado com Pepita
Foto: Reprodução/YouTube

A dupla Phillipi e Rodrigo está toda astrológica em seu novo single, “Retrogrado”.

A faixa faz parte do disco de estreia do duo, Paciência, que chega em Fevereiro pelo selo belga Deeweee. O trabalho está em pré-venda aqui.

Diferente dos outros singles lançados até agora — “Mantra”, “Minas”, “Karma”, “Barberella” e “Rotina” –, “Retrogrado” é um pouco mais lenta e com mais ênfase nos vocais, além de ter uma vibe toda cósmica. É esse o clima do vídeo oficial da canção, que conta com a participação especial da Mulher Pepita e está sendo lançado com exclusividade aqui no TMDQA!.

Conversamos um pouco com Rodrigo Gorky, que já trabalhou em projetos como o Bonde do Rolê, sobre a nova trajetória da dupla, que também toca sob o nome Fatnotronic.

Leia após o vídeo!

TMDQA!: Muita gente que já conhece o trabalho de vocês talvez estranhe quando souberem que a dupla Phillipi e Rodrigo é a mesma que formou o Fatnotronic. Como surgiu esse novo projeto e por que vocês entenderam que era hora de usar outro nome? Em que aspecto sonoro vocês entendem que a nova fase se distancia dos trabalhos de ambos no passado?

Rodrigo: O lance todo com o nome é uma brincadeira do pessoal do Soulwax, que queriam que a gente diferenciasse o Fatnotronic (mais para edits) para conteúdo original (com Phillipi e Rodrigo).

TMDQA!: “Retrogrado” é uma faixa que tem um quê de psicodelia e deixa seus vocais em evidência. Como ela se relaciona com o todo no disco “Paciência” e quanto vocês acham que ela representa do álbum?

Rodrigo: O disco foi feito pra termos um balanço de balada com disco pra ouvir em casa, no fone — retrógrado em especial é uma faixa que não conseguimos imaginar tocando em uma boate, mas consigo ver perfeitamente tocando em casa ou assistindo ao clipe.

TMDQA!: O clipe para a canção (que conta com a Mulher Pepita) é uma viagem sem fim e nos parece que tem uma função importantíssima no processo de divulgar “Retrogrado” como um conjunto de música+clipe ao invés só do áudio. Como foi o processo de criação e execução do vídeo e em que momento vocês imaginaram a participação da Pepita no resultado final?

Rodrigo: Exatamente! A inspiração foi “como seriam os nossos infomercials do Walter Mercado se a gente fizesse”, e não conheço ninguém mais carismática que Pepita pra fazer esse papel no clipe, foram divertidíssimas as gravações, explicar “Pepita, a gente vai te colocar num planeta e fazer você voar” não tem preço.

TMDQA!: Vocês dois têm passados importantes na música eletrônica e, principalmente, na música pop brasileira. Essa nova dupla parece ser uma forma de colocar pra fora ideias que não se encaixariam ou que por um motivo ou por outro não poderiam ser utilizadas em lançamentos mais voltados ao mainstream. É esse o caso? Vocês acham que é fundamental tocar esses projetos paralelos para que a criatividade continue fluindo em todas as frentes?

Rodrigo: Com certeza! E o mais legal é que algumas ideias acabam “sangrando” pra ambos os lados — meu lado pop acaba caindo pro P&R e meu lado mais estranho acaba caindo pro lado pop também, o que é demais, porque mantém as coisas excitantes, ainda mais agora que essas linhas do que é pop ou não são muito borradas.

TMDQA!: Vocês têm mais discos que amigos?

Rodrigo: Posso responder com uma imagem parcial aqui do quarto? :)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!