Acredite ou não, um lançamento bastante importante da carreira dos Beatles quase não aconteceu por conta de “pornografia”. Pelo menos é isso que revela uma carta escrita em 1968 por um executivo da Capitol Records divulgada só agora.

O presidente da gravadora, Stan Gortikov, mandou um aviso para a Apple Records sobre a capa do single de “Hey Jude”, que tinha a metade de uma maçã, fazendo alusão ao nome da Apple Records e tradição nos álbuns dos Beatles — confira a foto ao fim da publicação.

A preocupação de Gortikov era que a imagem trouxesse problemas às vendas do material. Na carta ele diz:

Aqui está um problema louco e imprevisto para alegrar o seu dia. Acabei de receber uma ligação de um funcionário muito grande e influente do oeste dos Estados Unidos. Ele abriu a conversa dizendo: ‘Vocês estão falando sério? Você sabe o que está fazendo? Você realmente pretende vender produtos com o novo selo da Apple?’

Foi aí que o cara explicou que a metade da maçã lembrava uma vagina. Sério!

The Beatles - Hey Jude

Apesar disso, a arte seguiu conforme foi planejada e, lembrando ou não o órgão reprodutor feminino, vendeu mais de 8 milhões de cópias ao redor do mundo. Uma outra versão do single traz uma maçã completa no selo central do vinil, que era distribuído em um “envelope” fazendo com que essa arte se parecesse com uma capa.

A carta vem pouco antes do aniversário de 50 anos da última apresentação ao vivo dos Beatles, que aconteceu em 30 de Janeiro de 1969 no telhado da Apple Records, em Londres.

LEIA TAMBÉM: O dia em que Paul McCartney, Jay-Z e Linkin Park tocaram juntos

Single Hey Jude Beatles
Foto via NME

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!