5 momentos incríveis de Eddie Vedder no Punk Rock

Seja no estúdio ou em participações especiais nos shows, Eddie Vedder já protagonizou alguns momentos históricos com grandes nomes do punk mundial.

Eddie Vedder Pearl Jam no Lollapalooza Brasil
Foto por Aline Krupkoski/TMDQA!

Eddie Vedder é, sem dúvidas, um dos sujeitos mais bem relacionados no mundo da música.

A lista de participações em discos ou shows de outros artistas é extensa e vai de Rolling Stones a Beyoncé, passando por Roger Waters, U2, R.E.M., The Doors, The Who, entre outros.

No meio disso tudo, existe uma grande ligação do líder do Pearl Jam com o Punk Rock e nessa infinidade de aparições em outros palcos, separamos algumas para explicar um pouco dessa afinidade com o estilo.

TMDQA! no YouTube

Iniciando uma nova fase do TMDQA!, agora também no YouTube, transformamos essa lista em um vídeo que você pode ver logo abaixo!

Aproveite e corra para se inscrever no canal se você ainda não o fez! É só clicar aqui.

Eddie Vedder & X

Em julho de 2012, na Dinamarca, Eddie Vedder subiu ao palco com a lendária banda americana X, formada em 1977, nos Estados Unidos, e considerada um dos nomes mais emblemáticos do punk, mas que nunca conseguiu de fato o reconhecimento do grande público.

A banda, liderada pelo baixista e compositor John Doe e sua esposa, a vocalista Exene Cervenka, abriu os shows do Pearl Jam em 2011.

A música “Devil Doll” faz parte do disco More Fun In The New World, lançado em 1983.

Eddie Vedder & Social Distortion

Com foi mostrado aqui, em setembro de 2017, estava rolando o Ohana Festival, na Califórnia e o Pearl Jam era destaque da noite, junto com Jack Johnson e Social Distortion.

Eddie Vedder foi convidado a dividir os vocais de “Ball & Chain” com o vocalista Mike Ness.

O Pearl Jam chegou a tocar a música em alguns dos seus shows.

Eddie Vedder – A Tribute To Johnny Ramone

Em 2004, um time de astros se reuniu para realizar um show beneficente para celebrar os 30 anos dos Ramones e arrecadar fundos para pesquisa sobre o câncer. Dois dias depois da gravação, Johnny Ramone faleceu, após cinco anos lutando contra um câncer de próstata, e o show se transformou em tributo para o lendário guitarrista dos Ramones.

Eddie Vedder era um dos amigos mais próximos de Johnny e sua ligação com os Ramones era intensa. Na hora em que o amigo faleceu, Eddie estava ao seu lado no quarto, junto com Linda, esposa de Johnny, e John Frusciante, outro grande amigo do Ramone.

Eddie subiu ao palco nas faixas “I Believe In Miracles”, que ocasionalmente aparece nos shows do Pearl Jam, e “Sheena Is A Punk Rocker”.

Na performance, o vocalista se juntou a CJ Ramone e Marky Ramone, além de Mr. Brett, do Bad Religion e Tim Armstrong, do Rancid.

Eddie Vedder & Bad Religion

Como já é do conhecimento de todos, o vocalista do Pearl Jam participou, em 1993, do disco Recipe For Hate, do Bad Religion.

As músicas com a presença de Eddie Vedder são “American Jesus”, em que ele faz os backing vocals, e “Watch It Die”, em que assume os vocais principais, junto com Greg Graffin.

Alguns anos depois, Eddie se juntou aos veteranos do punk num show na Philadelphia.

Eddie Vedder & Ramones

Em 1996, os Ramones fizeram o 2263º show da banda, que encerraria a carreira dos reis do punk rock, na Califórnia, com um setlist de trinta e três faixas e vários convidados. A noite acabou se transformando no ao vivo We’re Outta Here!.

Na ocasião, o time foi reforçado com as participações de Dee Dee Ramone, Lemmy Kilmister, Tim Armstrong e Lars Frederiksen do Rancid, Chris Cornell e Eddie Vedder, que teve a honra de cantar, junto a Joey Ramone, Johnny Ramone, C.J Ramone e Marky Ramone, a última música do último show dos Ramones, encerrando a carreira da banda nos palcos.

https://www.youtube.com/watch?v=P6j5AtdeRMA