Nirvana - Bleach
Foto: Divulgação

24 de Dezembro é uma data conhecida mundialmente por conta das celebrações de Natal, mas sem dúvidas é também um marco para a história do Rock And Roll.

Foi nesse dia, em 1988, que o Nirvana resolveu iniciar as gravações daquele que seria o seu primeiro disco de estúdio, Bleach, em uma sessão de cinco horas de duração.

Kurt Cobain, Krist Novoselic e o então baterista Chad Channing aproveitaram a véspera de Natal para iniciar os trabalhos de um verdadeiro marco na história do Rock e voltaram a se reunir em estúdio entre os dias 29 e 31 de Dezembro, finalizandoBleach nos dias 14 e 24 de Janeiro de 1989.

“Floyd The Barber”, “Paper Cuts” e “Downer” foram gravadas em uma sessão anterior, ainda com o baterista Dale Crover, já que a banda não gostou das novas versões registradas com Chad e preferiu remixar as faixas antigas.

Bleach

Bleach foi lançado em 15 de Junho de 1989 pela influente gravadora Sub Pop e a mistura da banda com Punk e outros subgêneros do Rock que acabou conhecida como Grunge começou a se estabelecer ali.

Foi por causa desse álbum e seus shows de divulgação que o Nirvana passou a chamar a atenção do circuito underground e das grandes gravadoras; dois anos depois o histórico Nevermind seria lançado por uma delas e se tornaria um dos álbuns mais importantes do mundo, alavancando também as vendas de Bleach.

O disco, aliás, é o recordista de vendas da Sub Pop até hoje, tendo vendido quase 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos, e projetou o selo de Seattle como verdadeiro berço para bandas de rock alternativo de lá.

Suas vendas compensaram bastante o investimento, inclusive, já que o trio gastou exatamente 606 dólares e 17 centavos para gravar as músicas de Bleach com o produtor Jack Endino.

O dinheiro foi emprestado por Jason Everman, guitarrista que ficou impressionado com a demo do Nirvana com Dale Crover e chegou a entrar na banda como segundo guitarrista, tanto que aparece na foto da capa de Bleach.

A passagem dele pelo grupo foi rápida, e apesar de Jason ser creditado no encarte, ele não participou das gravações do disco.

 

Tá vendo? Agora você já tem uma desculpa pra colocar Bleach pra tocar bem alto na ceia de Natal com a família e arranjar uma baita confusão. \o/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!