"Aceitem": guitarrista do Rammstein diz que o Rock morreu

Richard Kruspe, guitarrista do Rammstein, diz que o Rock está morto e fala que tudo se resume ao hip hop nos dias de hoje.

Rammstein ao vivo
Foto do Rammstein via Shutterstock

Pode adicionar mais um nome na lista dos que acham que o Rock And Roll está morto.

Richard Kruspe, guitarrista da influente banda Rammstein, deu uma entrevista para a também influente revista Revolver e não mediu palavras ao ser questionado sobre como a banda alemã ainda representa o estilo mundo afora:

Estamos apenas fazendo o que gostamos. Mas não há nada que se possa dizer. O Rock morreu. É triste, eu sei que é. Mas às vezes você tem que aceitar os fatos e a realidade. Sempre que eu estou ouvindo novidades, nenhuma delas é de rock.

Além de falar a respeito do assunto, Richard também deu sua opinião sobre a dificuldade de bandas novas se destacarem no mercado:

Sempre haverá dinossauros que têm um tipo de performance que irá sobreviver. O que estou falando é sobre a nova geração do rock. O que acontece no momento é que a molecada hoje em dia não tem o mesmo sentimento quando toca as músicas de rock favoritas para irritar os pais. As guitarras não são mais irritantes então o que eles estão usando, principalmente na Alemanha, são as suas vozes e letras, o que acontece com mais frequência no hip hop. Eles começam a se rebelar contra tudo e o hip hop é a trilha sonora. Tudo se resume ao hip hop hoje em dia, o que é difícil para mim porque o hip hop sempre foi um tipo de música com o qual eu não consigo me relacionar. Se eu vou a um festival e vejo um grupo de hip hop tocando, fico entediado. Essa é uma vantagem que o rock tem em relação ao hip hop. Há conexões visuais e musicais entre a banda e a plateia.

Rammstein

Entre rumores de que poderia se separar e relatos de que está em estúdio, a banda alemã conhecida por suas performances explosivas ao vivo deve lançar um novo disco em 2019, o primeiro em dez anos já que seu antecessor é Liebe ist für alle da, de 2009.

Na mesma matéria, linkada acima, ele diz que o novo álbum “não soa como nada que o Rammstein já lançou”.