Mumford & Sons
Foto: Divulgação

Apesar do talento de mover multidões enquanto toca banjo e irradia toda a potência de sua voz, Marcus Mumford, vocalista do Mumford & Sons, ainda encontra dificuldades para escrever novas músicas.

O bloqueio criativo acomete inúmeros artistas e comuns, e em nova entrevista pra Billboard, Marcus reflete sobre suas composições e a produção do recém-lançado Delta, quarto disco da banda.

Cara, eu nunca descobri como escrever uma música. Não posso dizer como acontece, porque, na maioria das vezes, é um acidente. Eu não me lembro depois.

E o acidente que provocou toda a catarse criativa da banda que resultou no novo álbum foi uma breve conversa com Noel Gallagher. O ex-Oasis deu um não tão delicado puxão de orelha no vocalista, que ajudou Mumford a sair do bloqueio criativo.

Eu vi Noel Gallagher num pub, e estávamos conversando. Ele é um cara legal – quer dizer, ele é um babaca também, mas é um cara legal. E ele me disse ‘O que você está fazendo no momento?’ e eu falei ‘Ah, cara, estou dando um tempo das composições. Estou achando um pouco difícil.’ E ele me disse ‘Cara, que PORRA você está fazendo com a sua vida se você não está escrevendo música? Você é um compositor, caralho. Comece!’. Então, eu fui e escrevi ‘Delta’ e ‘Guiding Light’ naquela semana, como resultado dessa conversa.

As duas faixas fazem parte de Delta, lançado no último dia 16. O quarto disco da banda foi um desafio para Marcus e companhia, que buscaram ir além do som habitual dos últimos trabalhos, mesclando seus momentos tradicionais de calmaria e banjo a um trabalho de samples e efeitos.

E grande parte do novo esquema de trabalho do grupo se deu também pelo formato do estúdio de Paul Epworth, produtor responsável pelo disco. “Não existe uma divisão entre o estúdio e a sala de controle. Todos estão envolvidos e incluídos em cada minuto de gravação”, conta Marcus.

Com a produção do disco, o entrosamento da banda alcançou um nível que o frontman classifica como um casamento.

Tentamos manter nossa relação, eu acredito, por sentirmos o mesmo investimento criativo na banda e não sentir que é um peso de um jeito ou de outro para alguém. Eu acho que aprendemos a confiar melhor uns nos outros com o tempo.

Delta está disponível nas plataformas de streaming.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!