Featured

12 bandas que foram afetadas por tragédias em suas carreiras

Quem tem banda sabe que não é nada fácil se manter nos trilhos durante a carreira e há inúmeras questões que pesam em diferentes pontos da caminhada para determinar os caminhos que serão seguidos e o eventual sucesso.

Tudo fica ainda mais difícil quando tragédias inesperadas atingem as vidas dessas bandas e hoje nós separamos por aqui 12 casos de artistas que tiveram que lidar com a dor para seguir em frente pessoal e profissionalmente.

Advertising
Advertising

 

DEFTONES

Em 4 de novembro de 2008, o baixista Chi Cheng sofreu um grave acidente automobilístico em Santa Clara, Califórnia. O carro em que estava junto com a sua mãe bateu em outro veículo e Chi, que estava sem cinto de segurança, foi arremessado para fora do mesmo. Ele sofreu lesões cerebrais seríssimas entrando em coma. Mesmo apresentando algumas melhoras chegando a ficar em um estado semiconsciente, o baixista veio a falecer em 13 de abril de 2013, quase quatro anos e meio depois do acidente, em decorrência de uma parada cardíaca.

 

METALLICA

Foto: Divulgação

Na manhã do dia 27 de setembro de 1986, durante a turnê europeia de divulgação do álbum Master of Puppets, na Suécia, o ônibus que levava o Metallica saiu da pista e capotou. O baixista Cliff Burton foi arremessado pela janela e o ônibus caiu em cima dele, o matando na hora. Após a morte de Cliff Burton, o Metallica escreveu uma canção chamada “To Live Is To Die” em sua homenagem e seguiu em frente com Jason Newsted em seu lugar.

 

BARONESS

Um acidente de ônibus também marcou a história da banda americana de heavy metal Baroness. Em 15 de agosto de 2012, o ônibus que levava a banda caiu de uma altura de cerca de dez metros em um viaduto próximo a Bath, na Inglaterra. No momento do acidente chovia muito, a visibilidade estava reduzida e os nove passageiros ficaram gravemente feridos, mas todos sobreviveram.

O vocalista John Baizley teve o braço e a perna esquerda quebrados, enquanto o baterista Allen Blickle e o baixista Matt Maggioni sofreram fraturas nas vértebras. Allen e Matt deixaram a banda em 1 de abril de 2013 após a tragédia e relatos do acidente dão conta de que os integrantes viveram uma verdadeira cena de terror, com alguns deles segurando o próprio braço para que ele não se destacasse completamente do corpo.

 

THE ALLMAN BROTHERS BAND

A influente banda de rock americana foi formada em 1969 pelos irmãos Duane e Gregg Allman juntamente com Dickey Betts, Berry Oakley, Butch Trucks e Jai Johanny “Jaimoe” Johanson. Depois de dois álbuns mornos em 1971 lançaram At Fillmore East, considerado um dos melhores álbuns ao vivo já feitos. Nesse mesmo ano, em 29 de outubro, a banda perdeu o seu líder Duane Allman em um acidente de moto. Duane estava andando em alta velocidade em um cruzamento e não conseguiu desviar de um caminhão que carregava um guindaste de madeira que parou subitamente.

Um ano e onze dias depois, novamente em um acidente de moto, a banda perdeu o baixista Berry Oakley. Berry estava sofrendo muito com a perda de Duane e no dia 11 de novembro de 1972 saiu embriagado dirigindo sua motocicleta quando colidiu na lateral de um ônibus a apenas 3 quadras do local onde Duane se acidentou. O baixista foi arremessado e bateu a cabeça, mas disse que estava bem, se recusou a receber tratamento e pegou uma carona para casa.

Três horas depois o músico foi levado às pressas para o hospital porque estava delirando e sentindo muitas dores, falecendo pouco depois devido ao inchaço do cérebro provocado por uma fratura no crânio.

 

AC/DC

Em novembro de 1973 os irmãos Malcolm e Angus Young recrutaram o vocalista Dave Evans, o baterista Colin Burgess e o baixista Larry Van Kriedt para formar o AC/DC. Essa formação se manteve até setembro de 1974 quando Bon Scott substituiu Evans nos vocais, e mais mudanças aconteceram na sequência.

O sucesso da banda foi alavancado com o álbum Highway to Hell lançado em 1979 e em 1980 o grupo começou a trabalhar no disco que viria a ser Back in Black, um dos lançamentos de rock mais importantes da história.

De forma trágica em 19 de fevereiro desse mesmo ano o vocalista Bon Scott, após uma bebedeira, desmaiou no carro a caminho de casa. Seu amigo Alistais Kinnear não conseguiu acordá-lo e resolveu deixá-lo dormindo no carro até o efeito do álcool passar. Na manhã seguinte Kinnear ainda o encontrou desacordado no carro e resolveu levá-lo para o hospital, onde Scott foi declarado morto aos 33 anos de idade devido à aspiração do próprio vômito, sendo a causa oficial da morte intoxicação alcoólica aguda.

O álbum Back in Black foi lançado em 25 de julho de 1980 e tem sua capa preta demonstrando luto por Scott. A primeira faixa do disco, homônima, também é uma homenagem ao ex-vocalista.

Em abril de 2014, Malcolm deixou a banda por problemas de saúde. Ele foi diagnosticado com demência, doença que resulta na perda ou redução progressiva das capacidades cognitivas. Três anos depois, faleceu em 18 de novembro de 2017, aos 64 anos.

Em 2016, Brian Johnson, vocalista que substituiu Scott e estava com o AC/DC até então, foi afastado da banda por recomendação médica. Brian corria sério risco de perder totalmente a audição caso continuasse exposto ao som alto dos shows, em um problema que começou após o músico esquecer de usar protetores ao dirigir um carro de corrida.

A banda recrutou Axl Rose para finalizar sua turnê e recentemente foi vista no Canadá onde estaria gravando um disco com o retorno de Brian Johnson nos vocais e guitarras que Malcolm Young deixou gravadas antes de morrer.

 

LYNYRD SKYNYRD

Em 20 de outubro de 1977, após um show do Lynyrd Skynyrd em Greenville, Carolina do Sul, vinte e sete pessoas (integrantes da banda, roadies e tripulação) embarcaram em um avião Convair CV-240 rumo a Baton Rouge, Louisiana. Próximo do final do voo, o avião ficou sem combustível e após uma tentativa de pouso de emergência caiu em uma floresta no Mississippi.

No acidente morreram o vocalista e fundador da banda Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, Cassie Gaines irmã de Steve e backing vocal, o assistente de direção Dean Kilpatrick, o piloto Walter McCreary e o copiloto William Gray. Os demais passageiros ficaram gravemente feridos e foram levados para hospitais da região.

O mesmo avião já havia sido inspecionado para levar o Aerosmith em sua turnê americana, nesse mesmo ano, porém foi rejeitado por considerarem que nem o avião nem a tripulação correspondiam aos padrões – o piloto e copiloto compartilhavam uma garrafa de Jack Daniels durante a inspeção.

A tragédia aconteceu somente três dias após a banda lançar Street Survivors, e a capa original do disco que mostrava uma foto da banda envolta em chamas foi substituída pela gravadora por uma imagem similar com fundo preto. Após o acidente a banda entrou em hiato se reunindo apenas em 1985, com o irmão mais novo de Ronnie, Johnny, nos vocais.

 

GRATEFUL DAD

A influente banda fundada em 1965 na Califórnia perdeu seu vocalista Jerome John Garcia, conhecido como Jerry Garcia, em 9 de agosto de 1995. Garcia era diabético e mesmo após controlar a doença que quase lhe custou a vida quando entrou em um coma diabético em 1986, continuou lutando contra a obesidade, tabagismo e vícios em heroína e cocaína. Em 1995 estava internado em um centro de reabilitação quando sofreu um ataque cardíaco e faleceu aos 53 anos de idade.

Após a morte de Garcia a banda se separou e seus ex-integrantes seguiram em projetos individuais. Em 2015 a banda se reuniu para uma série de cinco shows que aconteceram em Santa Clara na Califórnia e em Chicago em comemoração dos 50 anos da banda.

 

RED HOT CHILLI PEPPERS

A formação original da consagrada banda californiana contava com Anthony Kiedis nos vocais, Flea no baixo, Hillel Slovak na guitarra e Jack Irons na bateria. Por compromissos com outras bandas, Slovak e Irons participaram somente do segundo e terceiro álbuns, Freaky Styley (1984) e The Uplift Mofo Party Plan (1987). Após a turnê de divulgação do último disco em 1988, Slovak morreu em decorrência de uma overdose de heroína e Irons decidiu deixar a banda. Kiedis e Flea decidiram seguir e ainda em 1988 John Frusciante e Chad Smith se tornaram membros do grupo.

 

BADFINGER

A banda de rock galesa fundada em Swansea era formada por Pete Ham, Mike Gibbins, Tom Evans e Joey Molland. Inicialmente era conhecida como The Iveys mudando seu nome para Badfinger após assinar com a Apple Records – gravadora fundada pelos Beatles em 1968 – tornando-se a primeira banda da Apple.

Após a dissolução da Apple Records e assinatura com a Warner Bros. Records, a história da banda foi marcada por processos, conflitos judiciais e problemas financeiros. Em 1975, Pete Ham cometeu suicídio, enforcando-se três dias antes de completar 28 anos. Em 18 de novembro de 1983 a história se repetiu e Evans se enforcou em seu jardim na Inglaterra.

Somente em 2013 o pagamento do principal processo de royalties envolvendo a banda foi resolvido no tribunal. Além disso, em 1994, Mariah Carey regravou a música “Without You” gerando cerca de US$ 500.000 em royalties para Ham, que acabou nunca vendo a cor do dinheiro mas acabou abastecendo a sua família.

Em 2013, na última cena do último episódio da última temporada da aclamada série Breaking Bad, a música “Baby Blue” foi utilizada para mostrar o destino do personagem principal, Walter White.

 

PANTERA

Formada em 1981 pelos irmãos Abbott, Vinnie Paul e Dimebag Darrell, a banda entrou em uma fase conturbada devido ao envolvimento de Phil Anselmo com heroína em 1995 – ele quase morreu de overdose em 1996 – resultando posteriormente em um hiato em 2001 e sua dissolução em 2003. Anselmo seguiu trabalhando em projetos paralelos e Vinnie e Darrell formaram a Damageplan. Em 8 de dezembro de 2004 durante um show da banda em Columbus, Ohio, um fã com problemas psicológicos atirou em Darrell e o matou no palco. Além do músico outras três pessoas morreram e sete ficaram feridas.

Darrell foi enterrado com uma guitarra preta com listras amarelas de Eddie Van Halen, conhecida como Bumble Bee – Van Halen iria fazer uma cópia da guitarra para Darrell, mas quando soube do assassinato a ofereceu para colocarem no caixão do guitarrista.

Outra curiosidade é que o caixão usado seria de Gene Simmons, já que o Kiss havia feito um número limitado de “Kiss Kaskets” e Darrell pediu em seu testamento para ser enterrado em um, tendo o pedido prontamente atendido por Simmons, que o enviou à família do músico. Em 2018 Vinnie Paul também foi enterrado em um Kiss Kasket após falecer devido a problemas cardíacos.

 

RANDY RHOADS

Guitarrista que mesclava seu conhecimento em música clássica com heavy metal, Randy Rhoads tocou com Quiet Riot e Ozzy Osbourne. Durante uma turnê com Ozzy em 19 de março de 1982, o músico de 25 anos morreu em um acidente de avião.

Após o show em Knoxville, Tennessee a banda seguiu de ônibus para Orlando, Flórida. No caminho passou pela casa do motorista Andrew Aycock para pegar peças para consertar o ar condicionado. Próximo ao local havia um pequeno hangar e uma pista de pouso que pertenciam a Jerry Calhoun. Sem permissão Aycock pegou um monomotor (registrado em nome de Mike Partin) e levou alguns membros da banda para um passeio, embarcando primeiro com o tecladista Don Airey e o empresário Jake Duncan, depois Randy Rhoads e Rachel Youngblood (maquiadora da banda).

Como “brincadeira”, o piloto ficou passando bem perto do ônibus com o avião, para assustar quem estava lá dentro dormindo, e é óbvio que isso não acabaria bem. Na terceira vez que voou baixo, a asa esquerda do avião bateu no ônibus partindo-se ao meio, e a aeronave perdeu o controle batendo em uma árvore e caindo na casa, explodindo na sequência. O exame toxicológico apontou presença de cocaína no sangue do piloto, que matou todos a bordo.

 

LED ZEPPELIN

Foto: Site Oficial

Com Jimmy Page na guitarra, Robert Plant nos vocais, John Paul Jones no baixo e teclado e John Bonham na bateria, o Led Zeppelin foi formado em Londres em 1968.

A história da banda foi marcada por grandes álbuns, recordes e turnês bem-sucedidas até a sua dissolução com a morte de Bonham em 1980. Após ensaiar com a banda e com MUITAS doses de vodka na cabeça o baterista seguiu para a casa de Jimmy Page, onde adormeceu e foi colocado na cama. No dia seguinte (25 de setembro de 1980) ele foi encontrado sem vida, e segundo inquérito o baterista havia consumido cerca de quarenta (!) doses de vodka e se engasgou com o próprio vômito, falecendo aos 32 anos de idade.

Published by
Aline Krupkoski